O ceviche é um prato típico Peruano, criado a princípio por pescadores. O prato tem base crua e um sabor de limão bastante acentuado. Nessa versão vegetariana que tal substituir o peixe por um tipo de cogumelo, como por exemplo o shitake? Como hoje é o dia da Terra, nada mais apropriado do que usar produtos que ela nos dá para uma receita deliciosa!
Uma primeira versão do ceviche é registrada como sendo de cerca de 2000 A.C. entre o povo Mochica do litoral norte do Peru, onde o peixe era marinado em suco de tumbo ou curuba (um fruto similar ao maracujá). Os Incas faziam algo similar usando “chicha”, bebida fermentada de milho.
Ainda em tempos pré-colombianos foi acrescentada a pimenta “aji”, muito picante, hoje obrigatória nesse prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI quando chegaram os espanhóis, sendo hoje indispensável nas receitas.
Há algumas justificativas para a escolha de substituir o peixe do ceviche por cogumelos: o fato de deles serem cultivados no Peru (incluindo o Shitake), a textura e a possibilidade de manter o prato com a base igualmente crua e com a mesma rapidez.
Há diversas variações para o prato, mas limão, cebola, coentro fresco (que pode ser substituído por uma mistura de salsinha com semente de coentro, um pouco mais aromática) e pimenta estão sempre presentes nelas.
Você pode servir o seu ceviche de shitake como entrada, acompanhado com milho tostado, milho fervido (mote) e batata doce (camote). Ou pode ser o prato principal de uma refeição, acompanhado com batatas “portuguesas” ou doces cozidas, ou milho cozido.
Modo de preparo do ceviche
Ingredientes:
200g de Shitake fresco (ou outro cogumelo fresco)
Suco de 1 e 1/2 limão tahiti
1 cebola roxa média
1/2 xícara de salsinha picada (ou coentro)
Sementes de coentro a gosto
Pimenta do reino
Páprica doce em pó
Molho de pimenta ou pimenta em conserva picadinha
Uma pitada de açúcar mascavo
Um fio de azeite
Modo de Fazer:
Misture o shitake com o limão e reserve por uns 10 minutos. Pique a cebola em tiras, pique bem a salsinha. Esprema suavemente e misture todos os ingredientes. Consuma imediatamente acompanhado de batata doce (cozida, assada ou frita) e milho verde cozido, ou até croutons!
É só arrumar a mesa e bom apetite!