O arroz negro pode ser novidade por aqui, mas a sua história é milenar. Na China, o produto considerado afrodisíaco é cultivado há mais de quatro mil anos. Pode parecer algo muito exótico, mas a verdade é que seu gosto não tem muita alteração e dependendo dos temperos utilizados pode tornar-se até mais gostoso que o convencional. Além disso, está cada vez mais fácil encontrar esta opção nos restaurantes e supermercados.
O arroz negro é riquíssimo em nutrientes e vem sendo introduzido na gastronomia devido ao seu baixo valor em calorias e pela beleza que dá ao prato. Com textura macia e cor escura, este arroz é ainda melhor que o arroz integral, seu parente mais próximo.
Benefícios e propriedades do arroz negro
A boa quantidade de fibras presente no alimento é um ponto a favor na hora de escolher inseri-lo no cardápio. Em cada 100 g do produto encontram-se 4 g de fibras, nutrientes que ajudam no adequado funcionamento do intestino, auxiliam na redução do colesterol sanguíneo e no controle da glicemia, evitando grandes descargas de insulina.
E os benefícios para turbinar a dieta não param por aí: o arroz preto é rico em vitaminas do complexo B, importantíssimas para o funcionamento do organismo, pois estão envolvidas no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
Além de ajudar na dieta, este arroz dá uma força para evitar a destruição das células, causada pelo estresse do dia a dia. Algumas análises do produto também apontaram o grande conteúdo de compostos fenólicos, substâncias pra lá de favoráveis à saúde humana. Elas combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante.
Portanto, insira este alimento em seu cardápio saudável e além de saúde, doe sabor e energia ao seu dia a dia! Comer bem não tem segredo nenhum, basta querer e se organizar. 😉
Até a próxima!