Todos os anos, acontece a Black Friday, onde a Internet fica cheia de propagandas e promoções, assim como as lojas físicas. Tudo começou em território americano e rapidamente foi se espalhando pelo resto do mundo, mas de onde vem esse nome e como surgiu essa ideia?
História da Black Friday
A história por trás deste dia é um pouco confusa, mas basicamente surgiu a partir de um marco. Para se ter uma ideia, há quem diga que a expressão “Sexta-feira Negra” nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.
Porém, esta data não tem nada a ver com promoções. De acordo com o linguista Ben Zimmer, a teoria mais aceita sobre a Black Friday é de que a data foi criada por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos. Como o fluxo de veículos aumentava, era sempre uma dor de cabeça para os agentes da lei e o sonho dos lojistas, pois era a chance de fazer promoções e atrair quem passasse pelos lugares com comércio.
Muitas marcas tentaram mudar o nome, mas a verdade é que o escolhido pegou e é amplamente usado nas estratégias de Marketing.
Outras histórias sobre o nascimento da data comercial circulam há anos, todas elas muito convincentes. É o caso da expressão usada por donos de fábricas na década de 50 para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças em que nenhum funcionário aparecia para trabalhar.
Outros mitos são um pouco mais fantasiosos. Um deles, por exemplo, afirma que a “sexta-feira negra” se refere ao fato de que os trabalhadores precisam se dedicar o dobro em seus empregos para dar conta da alta demanda nas lojas.
Seja lá qual for a história verdadeira, o que importa mesmo é que tem muita coisa boa e útil em promoção neste dia, facilitando a vida do consumidor que espera pelo melhor desconto.
E aí, já conferiu a Black Friday da Bemglô? 😉
Fonte: www.megacurioso.com.br