Vitaminas são alimentos que além de deliciosos, super nutritivos, vão bem a qualquer hora e em qualquer lugar, não é verdade? Nesse mix podemos adicionar vários outros ingredientes como aveia, sementes, amêndoas, frutas exóticas, mel, hortelã, proteína e por aí vai. Isso depende exclusivamente da sua criatividade e necessidade nutricional.
Bem, algumas observações são bem válidas para tornar a vitamina um alimento corretamente equilibrado para suas necessidades nutricionais, como por exemplo, a quantidade calórica que você deseja consumir tendo em vista seu gasto de energia. Você pode preferir uma vitamina rica em fibras para auxiliar o processo digestivo, ou mais proteica para abastecer e tonificar seus músculos.
O mais importante é você saber o que está ingerindo e quais são as propriedades dos alimentos os quais escolheu para sua vitamina, fazendo desta um alimento ideal para sua dieta.
• Para uma vitamina predominantemente proteica, dê preferência a proteína isolada no lugar do leite em pó, que é mais gorduroso e menos proteico.
• Para uma vitamina antioxidante, utilize frutos como a goji berry, mirtillo ou que tenham propriedades equivalentes, como o cacau.
• Para uma vitamina calórica (do bem) prefira frutos mais “massudos” e/ou gordurosos como banana, abacate, côco, amêndoas e o açaí, que irão fornecer gordura do bem e boa quantidade de energia. O chocolate também entra nesse quesito.
• Para uma vitamina que auxilie no processo digestivo, prefira frutas fibrosas como mamão e melão. As fibras naturais como aveia e semente de chia são essenciais.
• Para uma vitamina que acelere o metabolismo, ingredientes como café, hortelã e pimenta, apesar de exóticos, são excelentes aceleradores.
Para colocar a vitamina, use um copo ou taça bem bonita para dar ainda mais gosto de tomar 😉
Depois conta pra gente se gostou, combinado?
Até a próxima!