Viscum album, uma esperança a mais para os pacientes com câncer.
NaturalPet

Viscum album, uma esperança a mais para os pacientes com câncer.

Viscum album, uma esperança a mais para os pacientes com câncer.

O Viscum album (V. album) é uma planta originária da Europa e é indicada há mais de 100 anos para o tratamento do câncer. Este, vem sendo considerado o tratamento mais utilizado pela medicina complementar para pacientes oncológicos, na Europa, sendo coberta pelos planos de saúde na Suíça e na Alemanha. O Viscum album, também chamado de Mistletoe, Muerdago, Visco branco, entre outros é uma planta que permanece sempre verde, semiparasita à sua arvore hospedeira, ou seja, precisa necessariamente estar anexada a outra planta para obter sua nutrição. Essa planta é, amplamente, distribuída em toda a Europa, sendo caracterizada como um pequeno arbusto que não cresce na terra, mas é espalhado para os troncos das árvores, por aves cujas excreções contém sementes.

A terapia Viscum album, ou também chamada de viscpoterapia é indicada para tanto para o seu uso em animais quanto em pessoas, de forma de forma curativa e/ou paliativa com frequência crescente, sendo considerado o medicamento mais, frequentemente, prescrito entre os médicos alemães, inclusive entre os pediatras. Na Europa, mais de 88% dos pacientes oncológicos optam pelas terapias complementares e 77% destes, fazem uso da terapia com Viscum album. A administração de extratos de V. album já foi descrita no tratamento de diversos tipos de câncer em humanos e animais como meduloblastoma, colangiocarcinoma, Tumor venéreo transmissível – TVT, melanoma, carcinoma, sarcoma, mieloma, glioma e glioblastoma, entre outros.

O V. album demonstra atividade no tratamento contra o câncer, apresentando relação direta na condição geral do paciente, quanto a melhoria de qualidade de vida pela melhora da fadiga, sono, exaustão, náuseas, vômitos, apetite, depressão, ansiedade, dor e redução dos efeitos colaterais provocados pelas terapias convencionais (quimioterapia, radioterapia, imunoterapia). Demonstra ainda atividade antitumoral, provocar indução da apoptose (morte programada da célula tumoral) e inibição da angiogênese (diminuição da nutrição tumoral).

Dessa forma, fica claro que os extratos de V. album, quando bem prescritos, podem significar um maior bem-estar para os pacientes com câncer, imunocomprometidos, idosos fatigados, entre outros casos para animais e humanos. A sua atividade relacionada à melhoria de qualidade de vida desses pacientes é incontestável com os diversos relatos e artigos publicados com esse viés. Por isso, a planta V. album pode ser considerada fora do comum, pois além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, age diretamente nas células tumorais e melhora o sistema imune dos doentes.