Quem já viajou para o exterior sabe que o Jet Lag vem com tudo e lidar com isso requer alguns cuidados. Hoje, vamos te ajudar a entender o porquê disso, além de dar dicas para amenizar os efeitos tão chatos.
Como lidar com o Jet Lag
O termo definido em Inglês, significa em português algo como uma “descompensação de horário”. Na prática, este sintoma é um efeito colateral que acontece com a mudança brusca de fuso-horário. Ao chegar em um país europeu, por exemplo, o turista pode se sentir enjoado, irritado, exausto e com insônia, pois ele chega em um horário completamente diferente do que seu corpo está acostumado.
Nosso corpo é programado para fazer uma série de coisas ao longo de um período de 24 horas, que incluem comer e dormir. Quando viajamos em alta velocidade para lugares distantes, estes ritmos naturais entram em choque e isso é mais comum do que se pensa. Porém, não se desespere, existem medidas que você pode tomar para aliviar os sintomas sem estragar o começo da sua viagem.
Em primeiro lugar viaje descansado
Tenha uma excelente noite de sono antes da viagem. Por isso, organize todos os detalhes pelo menos dois dias antes do embarque e na véspera, preocupe-se apenas com seu descanso.
Treine seu corpo para se acostumar
Nas semanas que antecedem a viagem, tente acordar no meio da madrugada ou no horário que você sabe que será o de acordar em seu destino. Levante-se, troque de roupe e mexa no computador, por exemplo. Depois, volte a dormir. Seu corpo vai se acostumar aos poucos com este ritmo e o jet lag será menos intenso.
Evite ingerir bebida alcoolica
Não consuma álcool nas vésperas e nem durante a viagem. Este sera mais um peso em seu corpo e metabolismo.
Ajuste o relógio
Assim que entrar no avião, atualize as horas de todos os seus relógios de acordo com o horário local da cidade destino.
Não fique parado
Levante-se durante o voo, preocupe-se com a circulação e estique as pernas.
Alimente-se corretamente
Se a hora que você chegar for de manhã, tome café da manhã e por aí vai. Com esta attitude você passa a mensagem para seu metabolism já condicionado com tais hábitos.
Exercite-se
Sim, você pode e deve praticar alguma atividade física enquanto estiver em outro país. Faça caminhadas, corra enquanto vai conhecer os parques e aproveite até muito mais essa experiência.
Parece óbvio, mas muita gente chega tão afoito em seu destino, que deixa de se preocupar com o sono. Pense que se você tem um sono de qualidade, seu dia será muito mais proveitoso!
Ou seja, organize-se para curtir 100% sua viagem. Cuide de você e do seu corpo. 😉
Até a próxima.