Universidade Aberta da Terceira Idade
Atitude Bemglô

Universidade Aberta da Terceira Idade

Universidade Aberta da Terceira Idade

Parte do bem estar está na busca por se manter sempre ativo, exercitando talentos e descobrindo novos conhecimentos e prazeres. É justamente essa a proposta da Universidade Aberta da Terceira Idade, que desde 1993 abre as portas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para programas específicos para a terceira idade.

O projeto surgiu ainda em 1992, quando Américo Piquet Carneiro, médico geriatra e professor emérito da Faculdade de Medicina da Uerj, passou a reunir um grupo de profissionais interessados nas questões relativas ao envelhecimento dentro do Hospital Universitário Pedro Ernesto, na zona norte do Rio de Janeiro. Desses primeiros encontros nasceu o Projeto Núcleo de Atenção ao Idoso do hospital universitário, embrião do que viria a se tornar a Universidade Aberta da Terceira Idade, cuja atividade se iniciou em 25 de agosto do ano seguinte.

Universidade Aberta da Terceira Idade: 25 anos de pesquisa e extensão

Desde seu surgimento, o projeto que começou como parte da Sub.Reitoria de Extensão e

Cultura sempre buscou pela multidisciplinaridade para pensar o idoso a partir de sua própria humanidade, e sua saúde como parte de um processo de aprimoramento da qualidade de vida. Pensando o tripé “ensino, pesquisa e extensão”, teve como primeiros objetivos promover os estudos, debates e também assistência à população idosa do estado, além de assessorar orgãos públicos na formulação de políticas públicas para essa parcela da sociedade, e também contribuir para a saúde física e mental de pessoas idosas, promovendo cursos, prestando assistência física e jurídica, capacitando profissionais para áreas ligadas ao envelhecimento humano e aos idosos oferecer uma unidade de excelência, unindo serviços comunitários, socioterapia e ações de pesquisa e saúde em um modo geral.

A UnATI é definida como Universidade Temática, sendo um dos mais avançados experimentos de uma micro-universidade dentro de uma Instituição Universitária maior. Hoje, é reconhecida nacional e internacionalmente. Dentre as parcerias em sua trajetória estão a Universidade do Estado do Amazonas, o Centre D’Expertise en Santé de Sherbrooke (Canadá), Universidade de Linköping (Suécia), além da Organização Panamericana de Saúde e Centro Interamericano de Seguridade Social, do Consorcio Universitario en Salud Pública y Envejecimiento, da Rede Global de Pesquisa em Envelhecimento (Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria), entre outros.

Dentro da UnATI, a Coordenação de Projetos de Ensino e o Centro de Convivência oferecem cursos e oficinas para população de 60 anos ou mais. São mais de 50 atividades gratuitas com duração de 1 ano e divididas entre as categorias: Educação para a saúde, Arte & Cultura, Conhecimentos gerais e línguas estrangeiras, e Conhecimentos específicos para a terceira idade. Além disso, desde 2004 e em parceria com a Faculdade de Medicina, a Coordenação de Pós-Graduação oferta a Especialização em Geriatria e Gerontologia.

Cursos para a Terceira Idade

Em 2019, as aulas serão de 11 de março a 29 de novembro, com recesso durante todo o mês de julho. Dentre todas as atividades, foram mais de 650 vagas disponibilizadas.

A categoria “Educação para saúde” tem como objetivo promover a saúde do idoso: aprimorar o corpo, movimentação, articulações, relação entre corpo e mente, prevenção e detecção de distúrbios cognitivos, maior independência do idoso, dentre outros. Já os cursos de “Arte e Cultura” buscam despertar e expandir a criatividade popular, a autoconfiança e comunicação, além da saúde física e mental. São atividades que desenvolvem diferentes habilidades manuais e intelectuais, e a participação na construção de cultura. Em “Conhecimentos gerais e Línguas estrangeiras” estão os cursos que exercitam a capacidade crítica do aluno idoso, a leitura, raciocínio lógico e o crescimento individual e interpessoal. Enquanto isso, a categoria de “Conhecimentos específicos sobre a Terceira Idade” reúne as atividades que aprimoram os aspectos biológicos, psicológicos e culturais, como a cidadania, a troca de experiência, o processo de envelhecimento e a afetividade, além de também esclarecer direitos e garantias diante as políticas públicas. Confira abaixo a relação de cursos:

Educação para Saúde

Alimentação, nutrição e Terceira Idade

Dança e alongamento

Fisioterapia e prevenção de quedas

Gerontopsicomotricidade

Oficina de saúde natural

Prevenção da incontinência urinária – O trabaho fisioterápico na Região Perinal

Projeto Promoção da Saúde

Psicomotricidade: Cinema e memória

Voz, percepção e oratória

Arte e Cultura

Café literário da Biblioteca Ambulante

Cine debate: Apresentação de filmes nacionais e internacionais

Criação em artesanato

Danças Circulares

Dança de Salão (Iniciantes e grupo de apresentação)

Dança Sênior (Iniciantes e turma de apresentação)

Mulheres ciganas: Suas trovas e poesia

Oficina de arte e ludicidade

Oficina Dançando a vida na Bela Idade

Oficina de desenho de observação e memória

Oficina de teatro

Prática musical em conjunto

Teoria e prática de instrumentos musicais

Viagens musicais

Conhecimentos gerais e Línguas estrangeiras

Academia da Vida

Alemão (extracurricular)

Curso de Canção Francesa

Espanhol (extracurricular)

Francês (extracurricular)

Inglês (extracurricular)

Italiano (extracurricular)

Leituras e Partilhas: um convite à literatura

Nós na Rede

O Prazer de Ler e Escrever na Terceira Idade

Oficina Elaboração, Interpretação e Publicação de Textos e Mensagens para Utilização em Mídias Sociais

Projetos Solidários

Conhecimentos específicos sobre Terceira Idade

A Moradia e a Cidade na Vida do Idoso

Amizades dos Idosos na Família e na Sociedade

Oficina da Memória

Reflexões sobre Envelhecimento Humano

Ficou interessado em acompanhar esse projeto? Acesse o portal oficial e saiba tudo sobre a instituição.

Além dos cursos, a UnATI ainda coordena um Centro de Referência e Documentação sobre Envelhecimento, com uma biblioteca informatizada onde se organizam teses, dissertações, artigos, monografias, livros e material jornalístico das mais diversas temáticas relativas ao envelhecimento humano. Também, desde 1998 é o setor responsável pela Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, em versões impressa e digital.

A Universidade também realiza atendimento médico através dos Núcleo de Atenção e Centro de Cuidado Integral, e promove seminários, exposições, festas temáticas, e demais eventos através da Coordenação de Eventos Educativos e Socioculturais.

A Universidade Aberta da Terceira Idade fica no 10º Andar do Bloco F da Uerj, na Rua São Francisco Xavier, 524, bairro Maracanã. Entre em contato pelos telefones 2334-0053, 2334-0131, 2334-0168 ou 2334-0604. O atendimento é diário, de 8h às 17h. Fora deste período, envie sua mensagem pelo e-mail [email protected]


LOJA BEMGLÔ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?