Parte do bem estar está na busca por se manter sempre ativo, exercitando talentos e descobrindo novos conhecimentos e prazeres. É justamente essa a proposta da Universidade Aberta da Terceira Idade, que desde 1993 abre as portas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para programas específicos para a terceira idade.
O projeto surgiu ainda em 1992, quando Américo Piquet Carneiro, médico geriatra e professor emérito da Faculdade de Medicina da Uerj, passou a reunir um grupo de profissionais interessados nas questões relativas ao envelhecimento dentro do Hospital Universitário Pedro Ernesto, na zona norte do Rio de Janeiro. Desses primeiros encontros nasceu o Projeto Núcleo de Atenção ao Idoso do hospital universitário, embrião do que viria a se tornar a Universidade Aberta da Terceira Idade, cuja atividade se iniciou em 25 de agosto do ano seguinte.
Universidade Aberta da Terceira Idade: 25 anos de pesquisa e extensão
Desde seu surgimento, o projeto que começou como parte da Sub.Reitoria de Extensão e
Cultura sempre buscou pela multidisciplinaridade para pensar o idoso a partir de sua própria humanidade, e sua saúde como parte de um processo de aprimoramento da qualidade de vida. Pensando o tripé “ensino, pesquisa e extensão”, teve como primeiros objetivos promover os estudos, debates e também assistência à população idosa do estado, além de assessorar orgãos públicos na formulação de políticas públicas para essa parcela da sociedade, e também contribuir para a saúde física e mental de pessoas idosas, promovendo cursos, prestando assistência física e jurídica, capacitando profissionais para áreas ligadas ao envelhecimento humano e aos idosos oferecer uma unidade de excelência, unindo serviços comunitários, socioterapia e ações de pesquisa e saúde em um modo geral.
A UnATI é definida como Universidade Temática, sendo um dos mais avançados experimentos de uma micro-universidade dentro de uma Instituição Universitária maior. Hoje, é reconhecida nacional e internacionalmente. Dentre as parcerias em sua trajetória estão a Universidade do Estado do Amazonas, o Centre D’Expertise en Santé de Sherbrooke (Canadá), Universidade de Linköping (Suécia), além da Organização Panamericana de Saúde e Centro Interamericano de Seguridade Social, do Consorcio Universitario en Salud Pública y Envejecimiento, da Rede Global de Pesquisa em Envelhecimento (Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria), entre outros.
Dentro da UnATI, a Coordenação de Projetos de Ensino e o Centro de Convivência oferecem cursos e oficinas para população de 60 anos ou mais. São mais de 50 atividades gratuitas com duração de 1 ano e divididas entre as categorias: Educação para a saúde, Arte & Cultura, Conhecimentos gerais e línguas estrangeiras, e Conhecimentos específicos para a terceira idade. Além disso, desde 2004 e em parceria com a Faculdade de Medicina, a Coordenação de Pós-Graduação oferta a Especialização em Geriatria e Gerontologia.
Cursos para a Terceira Idade
Em 2019, as aulas serão de 11 de março a 29 de novembro, com recesso durante todo o mês de julho. Dentre todas as atividades, foram mais de 650 vagas disponibilizadas.
A categoria “Educação para saúde” tem como objetivo promover a saúde do idoso: aprimorar o corpo, movimentação, articulações, relação entre corpo e mente, prevenção e detecção de distúrbios cognitivos, maior independência do idoso, dentre outros. Já os cursos de “Arte e Cultura” buscam despertar e expandir a criatividade popular, a autoconfiança e comunicação, além da saúde física e mental. São atividades que desenvolvem diferentes habilidades manuais e intelectuais, e a participação na construção de cultura. Em “Conhecimentos gerais e Línguas estrangeiras” estão os cursos que exercitam a capacidade crítica do aluno idoso, a leitura, raciocínio lógico e o crescimento individual e interpessoal. Enquanto isso, a categoria de “Conhecimentos específicos sobre a Terceira Idade” reúne as atividades que aprimoram os aspectos biológicos, psicológicos e culturais, como a cidadania, a troca de experiência, o processo de envelhecimento e a afetividade, além de também esclarecer direitos e garantias diante as políticas públicas. Confira abaixo a relação de cursos:
Educação para Saúde
Alimentação, nutrição e Terceira Idade
Dança e alongamento
Fisioterapia e prevenção de quedas
Gerontopsicomotricidade
Oficina de saúde natural
Prevenção da incontinência urinária – O trabaho fisioterápico na Região Perinal
Projeto Promoção da Saúde
Psicomotricidade: Cinema e memória
Voz, percepção e oratória
Arte e Cultura
Café literário da Biblioteca Ambulante
Cine debate: Apresentação de filmes nacionais e internacionais
Criação em artesanato
Danças Circulares
Dança de Salão (Iniciantes e grupo de apresentação)
Dança Sênior (Iniciantes e turma de apresentação)
Mulheres ciganas: Suas trovas e poesia
Oficina de arte e ludicidade
Oficina Dançando a vida na Bela Idade
Oficina de desenho de observação e memória
Oficina de teatro
Prática musical em conjunto
Teoria e prática de instrumentos musicais
Viagens musicais
Conhecimentos gerais e Línguas estrangeiras
Academia da Vida
Alemão (extracurricular)
Curso de Canção Francesa
Espanhol (extracurricular)
Francês (extracurricular)
Inglês (extracurricular)
Italiano (extracurricular)
Leituras e Partilhas: um convite à literatura
Nós na Rede
O Prazer de Ler e Escrever na Terceira Idade
Oficina Elaboração, Interpretação e Publicação de Textos e Mensagens para Utilização em Mídias Sociais
Projetos Solidários
Conhecimentos específicos sobre Terceira Idade
A Moradia e a Cidade na Vida do Idoso
Amizades dos Idosos na Família e na Sociedade
Oficina da Memória
Reflexões sobre Envelhecimento Humano
Ficou interessado em acompanhar esse projeto? Acesse o portal oficial e saiba tudo sobre a instituição.
Além dos cursos, a UnATI ainda coordena um Centro de Referência e Documentação sobre Envelhecimento, com uma biblioteca informatizada onde se organizam teses, dissertações, artigos, monografias, livros e material jornalístico das mais diversas temáticas relativas ao envelhecimento humano. Também, desde 1998 é o setor responsável pela Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, em versões impressa e digital.
A Universidade também realiza atendimento médico através dos Núcleo de Atenção e Centro de Cuidado Integral, e promove seminários, exposições, festas temáticas, e demais eventos através da Coordenação de Eventos Educativos e Socioculturais.
A Universidade Aberta da Terceira Idade fica no 10º Andar do Bloco F da Uerj, na Rua São Francisco Xavier, 524, bairro Maracanã. Entre em contato pelos telefones 2334-0053, 2334-0131, 2334-0168 ou 2334-0604. O atendimento é diário, de 8h às 17h. Fora deste período, envie sua mensagem pelo e-mail [email protected]