Seja um consumidor eco-friendly. Mude para as Ecobags! <3
Sem categoria

Seja um consumidor eco-friendly. Mude para as Ecobags! <3

Seja um consumidor eco-friendly. Mude para as Ecobags! <3

+ consciência – sacolas plásticas = menos impacto ambiental negativo. Essa fórmula é bem fácil e devemos segui-la. A cada dia a consciência sobre nosso ecossistema está atingindo o maior número de pessoas. Moda, alimentação, tecnologia, rotina… Todos interligados e fazendo parte do mesmo eco. E você, qual a sua participação eco-friendly para o mundo?

Falando do dia-a-dia, muitas marcas estão ligadas ao desperdício de material que se é jogado fora diariamente, fazendo com que isso tenha um grande impacto ambiental. Então, vamos rever e propor novos rumos ao considerado “lixo”?

Como ser eco-friendly

A tão famosa sacola plástica:

Ela cria grandes impactos! Contendo polietileno de densidades distintas ou polipropileno, polímeros de plástico não biodegradável, todas as sacolas plásticas são nocivas. Sendo despejadas no ambiente criam diversos impactos incluindo na mortalidade da fauna em geral, contaminação da flora, entre outros. Frente as enormes possibilidades de dano ao mundo, seu benefício é totalmente substituível por diversas soluções, uma delas e de menos impacto é o reuso e a escolha de soluções biodegradáveis.

Tartaruga comendo plástico, são confundidas com suas presas
animais morrem intoxicados, crescem deformados, tudo por conta de um simples saco despejado no meio ambiente

 

Sabendo disso, diversos setores da sociedade vem fazendo pressão política para acelerar essas mudanças nas leis de sacola plástica e outros. Algumas vitórias para o meio ambiente estão sendo alcançadas e a cada dia esse movimento vem ganhando força. Nas capitais do Brasil, diversas leis contra sacolas e copos plásticos estão sendo estudadas, sancionadas e entrando em vigor. Como em São Paulo e Rio de Janeiro que já promulgaram proibições de sacolas plásticas de supermercado e adotando ecobags ou sacolas ecológicas, assim como os copos plásticos e canudos foram substituídos pelos de papel.

Além do impacto direto nos estabelecimentos, a conscientização da sociedade vem crescendo ainda mais, o abraço à responsabilidade ambiental invade todos os setores, transformando comportamento e gerando tendências. Hoje as pessoas conscientes adotaram o reuso em suas rotinas e escolheram ter seus próprios copos sustentáveis de silicone e dobráveis, assim como essa mudança, outras atitudes podem fazem a diferença no mundo.

Copo de silicone dobrável sem BPA para redução de despejo
Copos reutilizáveis e portáteis reduzem o despejo, garantem sua higiene e não te deixam na mão. Além de evitar o envenenamento por bpa, ftalatos e metais pesados.

 

Portanto, por que não fazer mais escolhas conscientes que irão permitir um futuro melhor para o ecossistema em que vivemos? Vamos então para essas tais escolhas que podem transformar o seu dia-a-dia para melhor e fazer um bem ao planeta.

Como você pode ser mais eco-friendly no seu dia a dia:

  1. Substitua as sacolas plásticas por uma sacola ecológica.

    Um produto reutilizável reduz o despejo no meio ambiente, não só de plástico mas de outros rejeitos e impactos.
    Sacolas ecológicas e ecobags precisam também ser de origem sustentável, reutilizando e dando destino aos materiais rejeitados encontrados no meio ambiente.

  2. Reduza o uso de veículos que consumam combustível fóssil.

    Evitando a emissão de gases causadores do efeito estufa, chuvas ácidas, problemas respiratórios, etc.
    Meios de locomoção como bicicletas, skates e demais, além de promover uma vida mais saudável reduzem também a poluição, congestionamentos, etc.

  3. Poupe energia e a prefira utilizar fontes alternativas de energia.

    A economia de energia reduz a demanda pela produção da mesma. O esforço da mudança também promove o estímulo do mercado de energias e soluções alternativas. Sim, seu poder de compra também ajuda a reger o mercado.
    Algumas atitudes como usar lâmpadas sustentáveis, manter as janelas e cortinas abertas durante o dia, espelhos para refletir a luz, controlar o tempo no chuveiro e deixar aparelhos eletrônicos desconectados das tomadas quando não estão em uso.

  4. Não jogue pilhas no lixo comum ou óleo de cozinha em ralos de pias.

    As pilhas e baterias contêm metais pesados de alto poder de envenenamento do solo e águas, assim como o óleo de cozinha.
    Existem diversos pontos de coleta específicos e até mesmo ongs que remanufaturam esses rejeitos específicos e em último caso conseguem conter os resíduos de forma apropriada.

  5. Priorize o consumo consciente de produtos sustentáveis e responsáveis de verdade.

    Com o advento da globalização, a opinião do público vem ganhando poder de influencia sobre os mercados. Devido a percepção do público quanto este fato, novos modelos com o viés transformador conseguiram emergir e receber apoio popular para se sustentar em meio a um mercado extremamente competitivo. O consumo consciente tem poder de criar uma nova lógica na economia e reduzir os impactos nocivos das grandes companhias.

mais-eco-bags-menos-sacos-plasticos_mude-que-o-mundo-muda-com-voce
Pelo fim das sacolas plásticas e a adoção de ecobags nas rotinas de cada indivíduo. A força do coletivo pode moldar o futuro deste planeta e precisa ser cultivada individualmente.

 

A nossa proposta para um mundo melhor, mais ecológico, responsável e consciente:

Nós da Bemglô promovemos muito mais que produtos sustentáveis. Sim, nossos produtos são totalmente construídos por materiais reutilizados de alta qualidade, mas também fazemos isso através de iniciativas de negócios locais, brasileiros de verdade, promovemos a produção manual e humanizada.

Compras em e-commerces como este propósito criam uma rede do Bem, que transforma uma ecobag florida em uma ferramenta de mudança:

  • De comportamento de quem recusa uma sacola plástica no supermercado.
  • De outros que observam tal mudança, que conversam sobre estes produtos e propagam a ideia.
  • Das produtoras locais que tiram seu sustento de um trabalho digno e com propósito transformador.
  • Das vidas impactadas pelo sustento dessas artesãs que poderão ter um futuro melhor, seus filhos e parentes.
  • Da fauna e flora que tem suas vidas e preservadas e seus ecossistemas protegidos.
  • Do meio ambiente que passa a receber menos resíduos do velho mercado.
  • No impacto transformador contra o velho mercado resistindo assim a naturalização da obsolescência programada.

 

produtoras-de-ecobags-e-um-futuro-melhor
As mãos que produzem mais que apenas ecobags. Produzem mudança, são as principais parceiras da Bemglô

É possível manter uma vida e relações agradáveis com o mundo e o ambiente. Basta que a mudança ocorra organicamente de dentro de cada um para a sociedade como um todo. Não há apenas um aspecto ou perspectiva daquilo que nos rodeia. Gastronomia, trabalho, lazer, moda, tudo pode ter um genuíno viés que contribua com o planeta e a sociedade, é preciso apenas consciência e senso crítico para construir integração com o planeta em que habitamos.

 

 

Veja

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?