Todo dia é dia da mulher. Todo dia é dia de rosa. Mas há uma data especial, um dia dedicado exclusivamente a nós, mulheres, que é lembrado e festejado ao redor do mundo: 08 de março – Dia Internacional da Mulher. E nesta data especial, vamos falar de um assunto que merece toda nossa atenção: o câncer de mama.
Há dois anos, durante o Outubro Rosa, participei da campanha “Se toque contra o câncer de mama”, sobre a necessidade da prevenção dessa doença. Mas essa conscientização deve ser ininterrupta. Nesta Quarta Gloriosa, conversamos com Thereza Cypreste, médica mastologista e fundadora da organização ADAMA (http://www.adama.org.br/), que nos contou algumas novidades e deixou uma importante mensagem:
O rosa, a conscientização e a organização ADAMA
No dia a dia, a gente acaba deixando meio de lado as consultas médicas, mas saúde deve ser prioridade. Por isso que a organização ADAMA nasceu e tem como objetivo propagar informação sobre os riscos do diagnóstico tardio da doença.
A ADAMA é formada por uma equipe de voluntários composta por uma mastologista, quatro psicólogas, duas fisioterapeutas, uma advogada, uma professora de teatro, quatro administrativos, além de ex-pacientes, simpatizantes da causa e observadores. Uma de suas preocupações é divulgar que, mais importante que o autoexame, é fazer a mamografia, que detecta de forma eficaz e segura a doença, bem no comecinho, evitando que o pior aconteça.
A seguir, confira o papo que tivemos com a mastologista Thereza Cypreste:
Bemglô: O que tem de novo em termos de pesquisa e diagnóstico no tratamento do câncer de mama?
Thereza Cypreste: O que temos são novas drogas e de acordo com a nova lei aprovada pelo Congresso Nacional, a mama deve ser reconstruída na mesma cirurgia em que foi feita a retirada do câncer, quando houver condição médica.
Bemglô: O que nunca é falado nas campanhas publicitárias de câncer de mama e o que mais pode ser acrescentado?
Thereza Cypreste: Na verdade, as campanhas são muito boas, o problema é que deveriam existir no ano inteiro e não somente em outubro.
Bemglô: O que existe de importante a ser dito sobre o câncer de mama nos homens?
Thereza Cypreste: Para cada 100 mulheres, um homem tem câncer de mama. Por isso, os riscos de morte são muito maiores, pois o diagnóstico é tardio por conta da falta de informação. O homem precisa fazer um exame regularmente também para descartar esta possibilidade, que apesar de ser mais difícil, existe.
Bemglô: Gostaria de deixar alguma mensagem?
Thereza Cypreste: Sim, minha mensagem é esta:
É PRECISO COLOCAR UM POUCO DE ROSA EM TODOS OS DIAS DO ANO.
Abaixo, um passo a passo de autoexame nas mamas, que pode ser feito em qualquer lugar:
- Na frente do espelho, antes do banho, levante e abaixe os braços. Observe se há alguma alteração na pele, formato, abaulamentos ou retrações
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize suavemente os dedos da mão esquerda sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo com a mama esquerda.
- Pegue um travesseiro e coloque-o debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda coloque atrás da cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Agora mude a posição para o lado direito e apalpe a mama direita da mesma forma.
- Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.
Os sinais a serem percebidos podem ser os seguintes:
. Um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja;
. Alterações no bico do peito;
. Aparecimento de pequenos caroços ou nódulos na região embaixo dos braços, nas axilas;
. Ferida ao redor do mamilo;
. Secreções pelos mamilos.
A mulher que teve um caso destes na família deve fazer o exame a partir dos trinta e cinco anos, uma vez por ano. Fica bem mais fácil descobrir o problema logo no começo e prevenir mortes. Vamos compartilhar e praticar o que faz bem?
Todos os dias são de rosa!
Confira os vídeos da campanha:
Beijos,