Todas as variedades de arroz, principal ingrediente da receita de hoje, têm uma composição nutricional semelhante, embora o arroz integral apresente mais fibra do que outras variedades. Alimentos que possuem amido, como o arroz, são uma excelente base para refeições, podendo ser combinadas com outros complementos igualmente saborosos e benéficos para a sua saúde. A receita de risoto de hoje, por exemplo, combina com uma salada verde, que ensinamos como fazer aqui.
Durante o preparo desta receita, é interessante ter em mente uma valiosa dica nutricional sobre a quantidade de queijo parmesão no seu risoto. Esse queijo contém muita gordura, mas, como tem sabor acentuado, pode ser ralado bem fino e utilizado em quantidades bem pequenas. Dessa maneira você terá um sabor especial, sem exagerar na quantidade de gorduras!
Ingredientes para o Risoto
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 cebola pequena bem picada
2 dentes de alho amassados
375 g de arroz para risoto
150 ml de vinho branco seco
1/2 l de caldo de legumes caseiro fervente
275 g de tomates cereja cortados ao meio
4 tomates secos picados
3 colheres (sopa) de purê de tomate seco
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de ervas frescas (salsinha, alecrim e manjericão)
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Aqueça o óleo numa panela grande antiaderente. Acrescente a cebola e o alho e refogue durante 2 minutos. Adicione o arroz, mexendo bem para incorporar o azeite. Coloque o vinho, deixe ferver, reduza o fogo e mantenha assim até o arroz absorver o líquido.
Acrescente uma concha de caldo de legumes fervente e deixe ferver até que seja absorvido, mexendo sempre. Continue esse processo até que todo o caldo tenha sido utilizado, colocando os tomates e o purê de tomates junto com a última concha de caldo.
Polvilhe o arroz com o parmesão e as ervas, experimente e tempere mais, se necessário. Sirva quente, acompanhado da salada e suco refrescante. Bom apetite!