Dezembro chegou e, com ele, as festividades e farturas de fim de ano estão a caminho. Muitas pessoas ficam no dilema entre a manutenção do esforço que fizeram durante o ano para alcançar o peso ideal e entre a vontade de comer sem moderação nas ceias de final de ano. “Sair da dieta nas ceias engorda?” é uma pergunta extremamente frequente nesta época do ano! A resposta mais simples para isso é: Curtir as ceias de fim de ano e sair da dieta em uma ou duas refeições por fim de semana não será tão ruim, se na maior parte do tempo forem feitas boas escolhas.
A primeira boa dica é não ficar o dia inteiro sem comer nada, só no suco e nas frutas. Dessa forma, além de você chegar na ceia morrendo de fome, seu corpo vai armazenar muito mais calorias. O ideal é fazer um lanche leve, como por exemplo um sanduíche com pão integral.
Evite alimentos calóricos nas ceias de final de ano
Controlar os petiscos que antecedem as ceias de final de ano é fundamental. Dê preferência para petiscos mais saudáveis, como frutas, legumes com molho de iogurte, castanhas, dentre outros.
No que diz respeito à ceia, evite o pernil e o tender, pois elas são carnes mais gordurosas e calóricas. Dê preferência para o peru, o chester, lombinho e bacalhau (rico em ômega 3 e com baixíssimo teor calórico). Evite ainda fios de ovos e farofa de bacon. Esses alimentos são ricos em gorduras saturadas e colesterol.
No campo das sobremesas, fica um pouco mais difícil escolher, pois a maioria é à base de cremes. Panetones e rabanadas, então, é melhor evitar, uma vez que ambas as sobremesas, embora deliciosas, contêm farinha branca de alto índice glicêmico, muito açúcar e gordura saturada, especialmente a rabanada, que é frita. Se quiser poupar mesmo nas calorias, indicamos as deliciosas frutas da época: cereja, lichia, frutas secas, damascos e tâmaras. Além disso, invista em sobremesas com calorias mais baixas, buscando receitas mais leves e que não contenham leite condensado, creme de leite ou muito açúcar.