Sabe aquela borra de café que jogamos fora todos os dias? Dentre tantas coisas que podemos fazer e mudar em nossa rotina, reaproveitar a borra de café está entre as mais simples e eficazes.
Aproveitando a borra de café
A borra de café, que descartamos sempre, é um ótimo fertilizante para a terra, tornando o solo mais fértil, rico em nutrientes e ajudando no desenvolvimento das plantas. Listamos algumas opções de como e por que utilizar antes de jogar no lixo, sem agredir o meio ambiente.
Na compostagem
Quando a borra é adicionada à pilha de compostagem, o cheiro torna-se mais ameno, além da compostagem ficar mais quente, conservando a umidade.
Na fertilização
Por ser mais rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica, não é aconselhável colocar a borra direto no solo. O processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio e perder a função. O ideal então é misturar o café com outros fertilizantes ou adubos ricos em nitrogênio, potássio e fósforo (como farinha de ossos e esterco de animais).
Como repelente
O problema dos repelentes artificiais, como já falamos aqui, é que além de agredir o meio ambiente, ele mata insetos que podem ser bons para a plantação. Logo, a borra de café entra como uma solução para repelir insetos e deixar sua horta mais saudável. 😉
Para atrair minhocas
Minhocas gostam de borra de café, especialmente se estiverem antigas, por causa do cheiro de fermentação e de mofo. Adicione à borra de café, restos de alimento e serragem para um um solo bem melhor e mais fértil em seu jardim.
Até a próxima!