Se pararmos para analisar nosso dia a dia, perceberemos que vivemos imersos em uma partitura sonora que influi positiva ou negativamente em nossa saúde física, mental e emocional. Por conta disso muitos terapeutas ao redor do mundo são adeptos da chamada Musicoterapia, que utiliza a música com fins restauradores.
Esses terapeutas pregam que é possível tratar dores, aliviar o estresse e a ansiedade, restabelecer o equilíbrio do sistema endócrino, melhorar as dores de cabeça e ainda equilibrar e limpar os centros energéticos do corpo por meio do som.
Sabemos que não podemos controlar os ritmos externos que acabam por desarmonizar a nossa vida. Porém, a boa notícia é que a musicoterapia pode tirar partido de acordes agradáveis para nos devolver o bem-estar. Buscando, assim, desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que se alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento.
Existe uma gama variada de pacientes que os musicoterapeutas trabalham: pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos. Esse trabalho, inclusive, pode ser desenvolvido em colaboração com outras equipes de saúde.
Musicoterapia em casa
Se você deseja experimentar a musicoterapia em casa, tenha em mente que é importante descobrir, antes de mais nada, quais são os seus instrumentos musicais preferidos. Também vale escolher cantores, bandas, sons da natureza ou músicas que remetem à boas lembranças. Analisar as suas preferências sonoras vai ajudar na escolha de músicas e sons que despertam a sensação de bem-estar, felicidade e memórias positivas.
A música não cria coisa alguma, mas intensifica como se fosse um ressoador que reforça, em cada indivíduo, aquilo que já existe nele.
Se você está buscando inspiração para poder selecionar as suas músicas, confira abaixo a Playlist Gloriosa que Gloria montou no seu canal do Youtube!
Que tal fazer uma lista em casa com as músicas e sons que são especiais para você? Coloque para tocar na sua casa em alto e bom som e deixe a mente, o corpo e as emoções fluírem através de você. Cante, dance, desenhe, faça o que tiver vontade, sentindo o poder da música!