Em cartaz no Memorial da América Latina em São Paulo, a mostra “Brasil brasileiro” passeia pela história do país mesclando o artesanato popular e as festas tradicionais. O acervo reúne obras produzidas em diversos estados e que representam as técnicas e celebrações religiosas de cada região, como as que já são consagradas no imaginário popular e no calendário turístico. Valorizando as múltiplas religiosidades que fomentam a nossa história, a exposição mostra a brasilidade que compõe a própria cultura brasileira.
Brasil Brasileiro: valorização da própria cultura
“É uma aula de história e passeio imperdível para toda a família pelas mais autênticas tradições culturais do Brasil”, explica Adriana Bretta, gerente de programação do Memorial e quem assina a curadoria. A exposição está instalada no Pavilhão da Criatividade, cujo acesso se dá pelos portões 8, 9 e 13. A visitação é gratuita, sempre de 9h às 18h e de terça-feira a domingo.
“Nessa mistura de culturas queremos mostrar o jeito de ser brasileiro, já cantado, encenado e aplaudido mundo afora e que nos deve orgulhar.”
Bumba-meu-boi (dança popular com personagens humanos e animais), o maracatu (ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no Pernambuco), as vaquejadas do nordeste, o forró, as congadas (dança de coroação dos reis do Congo) e a festa do Divino, culto do catolicismo popular… todas essas são expressões culturais que mantém vivo o nosso folclore, as crenças locais, e estão presentes no espaço da exposição.
Assim como também foram reunidas imagens de santos populares e da devoção regional como São Longuinho, que na tradição popular é invocado para encontrar objetos perdidos; o cearense Padre Cícero; Frei Galvão, famoso por seus poderes de cura e canonizado em 2007 pelo Papa Bento XVI; e também os orixás, do Candomblé, que ocupam um importante espaço na fé popular brasileira.
(Imagens: Memorial da América Latina)
O Memorial da América Latina é referência da cultura popular em São Paulo e um espaço que cria pontes entre os povos de língua portuguesa e hispano-americana. Em seu acervo permanente no Pavilhão da Criatividade estão cerca de 4 mil peças de arte popular do Brasil, México, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai. A mostra Brasil Brasileiro também é um ponto de encontro, reunindo conhecimentos tradicionais e artísticos que atravessam a história e geografia do Brasil.
Serviço:
Mostra “Brasil, brasileiro”
Data: 12 de julho a 28 de fevereiro de 2019
Horário: de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Local: Pavilhão da Criatividade, Memorial da América Latina – Barra Funda/São Paulo
Pedestres: portões 8, 9 e 13
Entrada gratuita
Classificação Livre