Os mosquitos são insetos que estão no mundo há mais de trinta milhões de anos. Ao longo do tempo, estes animais aperfeiçoaram suas habilidades e todos possuem uma quantidade de sensores projetados para rastrear a presa, tais como sensores químicos, visuais e de calor. Com isso, é legal a gente começar a entender como isso funciona e prestar atenção na maneira de se proteger e evitar aquela sensação desagradável das picadas, além do risco de doenças.
Mosquitos e suas preferências
Existem algumas características na pele e no sangue que atraem mais os mosquitos ou não. Saiba abaixo quais são elas e proteja-se sempre que puder.
Suor
Os mosquitos são atraídos pelo suor, pois nesta situação o corpo libera ácido lático, substância produzida quando nos exercitamos e é eliminada pelos poros. O corpo quente também contribui para a atenção dos mosquitos.
Tipo sanguíneo
Segundo uma pesquisa publicada no periódico americano Journal of Medical Entomology, pernilongos e alguns mosquitos são atraídos pelo sangue tipo O.
Cerveja
Quando ingerimos muita cerveja, exalamos um cheiro que atrai mosquitos também, segundo pesquisadores americanos. Portanto, se estiver bebendo e os mosquitos estiverem insistindo em picar, você já sabe o motivo.
Gravidez
Se você estiver grávida, saiba que no terceiro trimestre da gravidez começará a exalar até 21% a mais de CO2. Segundo um estudo britânico publicado na revista científica The Lancet, os mosquitos são atraídos pelo dióxido de carbono.
Lembre-se sempre de deixar os locais limpos, sem água parada, principalmente no verão. Além disso, é importante utilizar um bom repelente e de preferência natural, pois é possível se proteger e ainda ser amigo do planeta sim! Falamos sobre o Neem neste post aqui. Confira e livre-se para sempre deste problema chato enquanto faz um bem danado para o meio ambiente.
Até a próxima dica tudo de Bemglô 😉