Lidando com imprevistos na viagem
Viajando

Lidando com imprevistos na viagem

Lidando com imprevistos na viagem
Carteira Bemglô
Carteira Bemglô

Comprar

Sabe aqueles imprevistos que sempre surgem em algum momento quando vamos viajar? Pois é, eles existem e tudo o que podemos fazer é aprender a lidar com eles. Hoje reunimos algumas dicas para situações chatas e desgastantes. Confira e sinta-se preparado para qualquer parada!

O que pode acontecer?

Perder um voo
Infelizmente, este problema acontece nas melhores famílias, principalmente com o trânsito estressante das grandes cidades. O procedimento regular das companhias é recolocar o passageiro nos voos seguintes para o destino escolhido. É claro que, para isso, você tem que pagar uma multa, mas o valor depende de cada empresa. Você não precisa comprar uma passagem nova porque, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, um bilhete aéreo tem validade de até 12 meses a partir da data da emissão. Portanto, basta apenas remarcar a data. Assim que chegar ao aeroporto, dirija-se até o balcão da empresa e informe sobre o problema. Para evitar maiores problemas, faça check-in pela internet para perder menos tempo no aeroporto.
Perder uma conexão por causa de um atraso no voo
Se os trechos forem da mesma companhia, é mais fácil. Basta eles te incluírem no próximo voo disponível ou devolver o dinheiro e caso você precise pernoitar na cidade por isso, eles pagam suas despesas. Quando os trechos são de empresas diferentes, a primeira empresa precisa te dar assistência para que você pegue o próximo voo disponível com outra companhia aérea. Para evitar essa situação, compre passagens com pouco tempo de conexão entre os voos.
A bagagem ser extraviada
É o imprevisto mais comum. A primeira coisa a se fazer é se dirigir ao balcão da companhia aérea para preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem e informar à empresa o seu endereço. No caso de voo doméstico, a empresa tem até 30 dias para entregar sua bagagem e caso não aconteça, a companhia é obrigada a pagar posteriormente um valor equivalente à mala e aos pertences que estavam dentro.  Para evitar maiores problemas, identifique sua mala com uma etiqueta contendo seus dados e telefone.
Perder o passaporte no exterior
Procure um Distrito Policial Local, registre uma ocorrência e entre em contato com a Embaixada do Brasil no país. Depois disso, você vai preencher um protocolo de solicitação, pagar uma taxa e esperar o novo documento. Tome cuidado com o lugar onde você pretende guardar o passaporte.
Sempre ande com documentos e xerox, além de telefones importantes para situações emergenciais.
Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?