“Uma caminhada de mil milhas começa com o primeiro passo” (Lao-Tsé).
Desde que ouvi esta frase pela primeira vez na adolescência, ela ecoa na minha cabeça. É um conceito tão simples e que, ao mesmo tempo, nos dá a dimensão de uma vida inteira. Sempre que me sinto desestimulada com o tempo ( sempre ele!) que vou perder para fazer algo, seja a arrumação do armário, a reforma de uma casa, ou qualquer projeto que tenha, essa frase me dá vontade de começar!
Ao contrário do que normalmente pensava, o tempo usado na realização de algum projeto é um investimento. Essa é uma ideia que me estimula bastante: Perceber que não estou perdendo nada mas sim, investindo em algo. Imediatamente a ideia de ver o objetivo alcançado se fortalece.
Essa atitude tem me ajudado muito em vários momentos de minha atribulada vida e procuro passá-la aos meus filhos e em todas as batalhas que travamos, jovens, adultos e idosos, contra a falta de tempo – Um dos grandes males que nos atingem nos dias de hoje. A modificação de um hábito mental, assim como qualquer outro, depende unicamente de nós mesmos. Por algum tempo seremos nosso próprio bedel e algoz, mas o resultado da vitória sobre si mesmo é algo muito gratificante!
Bjos e até a próxima!
Gloria Pires