Frutas que não podem faltar na rotina das crianças
Vida Saudável

Frutas que não podem faltar na rotina das crianças

Frutas que não podem faltar na rotina das crianças

As frutas e os legumes são grandes aliados da nossa saúde. Ricos em vitaminas, minerais, água, fibra e com sabores diferenciados, nos trazem saúde, protegem contra as doenças, previnem a obesidade infantil e garantem o desenvolvimento saudável tanto dos pequenos, quanto dos adultos. Por isso, incentivar o consumo de frutas e legumes é tarefa primordial para pais e responsáveis que se preocupam com a saúde de suas crianças.

Mas dentre tantas ofertas, quais são os que mais fazem bem e são essenciais na rotina das crianças? Separamos algumas opções super importantes no post de hoje. Confira!

Frutas e legumes indispensáveis na alimentação das crianças

Banana

É uma fruta rica em vitaminas do complexo B. Por conter bastante potássio, ajuda a prevenir cãibras. Para as mães de bebês uma informação é importante: as do tipo “prata” e “maçã” prendem o intestino dos pequenos; já com a do tipo “nanica” isso não acontece.

Laranja

Rica em vitamina C, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Outra função da vitamina C é auxiliar na absorção do ferro – por isso consumir o suco de laranja perto das refeições é benéfico para que a criança aproveite o ferro contido nas carnes e vegetais. A do tipo “lima” tem sabor mais suave, por isso melhor aceita pelos bebês. É uma fruta que solta o intestino e ajuda crianças com constipação.

Maçã

Tem boas concentrações de fibras, que contribuem para a regularidade intestinal. A casca é rica em vitamina C, e a fruta contém pectina, uma substância que auxilia no controle da glicemia. Para os bebês que estão começando a comer sólidos, é importante frisar que a fruta pode prender o intestino.

Mamão

O mamão é uma fruta que tem bastante água em sua composição, e por isso tem alta capacidade hidratante. É rico em vitaminas A, C, potássio e cálcio. Ele é um forte aliado nos casos em que o bebê tem prisão de ventre ao se iniciar nas papinhas, porque solta o intestino.

Pera

Por ter um sabor suave e agradável, é uma fruta que normalmente agrada as crianças. É conhecida por soltar o intestino, além de ser rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento dos sistemas nervoso e digestivo. Os pequenos costumam preferir as do tipo “Williams” ou “Portuguesa”, que são mais macias.

Brócolis

Boa fonte de ferro, fibras, cálcio, vitaminas A, C e K, o vegetal ajuda a prevenir o câncer e as doenças relacionadas com envelhecimento – como degeneração macular dos olhos. O alimento pode ser consumido cru ou cozido e oferece muitos benefícios para a saúde das crianças. Uma boa maneira de incentivar o pequeno a comê-lo é criar um prato lúdico na hora da refeição, onde os pedaços de brócolis vão parecer pequenas árvores.

Beterraba

É um legume rico em vitaminas A e K, B1, B2, B5, B6, B9, C e E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio. A beterraba contém propriedades antioxidantes, por isso, previne doenças cardiovasculares e câncer de pele, fígado e pulmão. Ela também preserva a saúde dos olhos e reforça o sistema imunológico dos pequenos. Como apresenta uma cor forte, as mães podem utilizar esse artifício para entreter as crianças. Elas vão adorar “tingir” o arroz de rosa!

Espinafre

É rico em vitamina K, vitamina A, vitamina C, vitamina B2, vitamina B6, magnésio, manganês, folato, ferro, potássio, fósforo, zinco, niacina, selênio e vitamina E. O vegetal oferece muitos benefícios para a saúde, como a prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares. Que tal contar a história do Popeye ao apresentar o alimento para o pequeno? Ele vai adorar conhecer o personagem que ficava forte e tinha energia por comer espinafre!

 

Para incentivar o consumo das frutas e legumes em casa, pode-se incentivar a participação das crianças no preparo, por exemplo, de uma salada de frutas. Além disso, inúmeras outras associações podem ser feitas por meio da identificação de cores, texturas, tamanhos, formas e sabores. Transforme este ato em diversão! Essas pequenas mudanças, principalmente no que diz respeito à saúde dos pequenos, em longo prazo podem ajudar bastante no crescimento das crianças. Vamos juntos!

 

 

BONECO JEANS PEIXE - REDE ASTA
BONECO JEANS PEIXE – REDE ASTA

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?