As frutas e os legumes são grandes aliados da nossa saúde. Ricos em vitaminas, minerais, água, fibra e com sabores diferenciados, nos trazem saúde, protegem contra as doenças, previnem a obesidade infantil e garantem o desenvolvimento saudável tanto dos pequenos, quanto dos adultos. Por isso, incentivar o consumo de frutas e legumes é tarefa primordial para pais e responsáveis que se preocupam com a saúde de suas crianças.
Mas dentre tantas ofertas, quais são os que mais fazem bem e são essenciais na rotina das crianças? Separamos algumas opções super importantes no post de hoje. Confira!
Frutas e legumes indispensáveis na alimentação das crianças
Banana
É uma fruta rica em vitaminas do complexo B. Por conter bastante potássio, ajuda a prevenir cãibras. Para as mães de bebês uma informação é importante: as do tipo “prata” e “maçã” prendem o intestino dos pequenos; já com a do tipo “nanica” isso não acontece.
Laranja
Rica em vitamina C, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Outra função da vitamina C é auxiliar na absorção do ferro – por isso consumir o suco de laranja perto das refeições é benéfico para que a criança aproveite o ferro contido nas carnes e vegetais. A do tipo “lima” tem sabor mais suave, por isso melhor aceita pelos bebês. É uma fruta que solta o intestino e ajuda crianças com constipação.
Maçã
Tem boas concentrações de fibras, que contribuem para a regularidade intestinal. A casca é rica em vitamina C, e a fruta contém pectina, uma substância que auxilia no controle da glicemia. Para os bebês que estão começando a comer sólidos, é importante frisar que a fruta pode prender o intestino.
Mamão
O mamão é uma fruta que tem bastante água em sua composição, e por isso tem alta capacidade hidratante. É rico em vitaminas A, C, potássio e cálcio. Ele é um forte aliado nos casos em que o bebê tem prisão de ventre ao se iniciar nas papinhas, porque solta o intestino.
Pera
Por ter um sabor suave e agradável, é uma fruta que normalmente agrada as crianças. É conhecida por soltar o intestino, além de ser rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento dos sistemas nervoso e digestivo. Os pequenos costumam preferir as do tipo “Williams” ou “Portuguesa”, que são mais macias.
Brócolis
Boa fonte de ferro, fibras, cálcio, vitaminas A, C e K, o vegetal ajuda a prevenir o câncer e as doenças relacionadas com envelhecimento – como degeneração macular dos olhos. O alimento pode ser consumido cru ou cozido e oferece muitos benefícios para a saúde das crianças. Uma boa maneira de incentivar o pequeno a comê-lo é criar um prato lúdico na hora da refeição, onde os pedaços de brócolis vão parecer pequenas árvores.
Beterraba
É um legume rico em vitaminas A e K, B1, B2, B5, B6, B9, C e E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio. A beterraba contém propriedades antioxidantes, por isso, previne doenças cardiovasculares e câncer de pele, fígado e pulmão. Ela também preserva a saúde dos olhos e reforça o sistema imunológico dos pequenos. Como apresenta uma cor forte, as mães podem utilizar esse artifício para entreter as crianças. Elas vão adorar “tingir” o arroz de rosa!
Espinafre
É rico em vitamina K, vitamina A, vitamina C, vitamina B2, vitamina B6, magnésio, manganês, folato, ferro, potássio, fósforo, zinco, niacina, selênio e vitamina E. O vegetal oferece muitos benefícios para a saúde, como a prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares. Que tal contar a história do Popeye ao apresentar o alimento para o pequeno? Ele vai adorar conhecer o personagem que ficava forte e tinha energia por comer espinafre!
Para incentivar o consumo das frutas e legumes em casa, pode-se incentivar a participação das crianças no preparo, por exemplo, de uma salada de frutas. Além disso, inúmeras outras associações podem ser feitas por meio da identificação de cores, texturas, tamanhos, formas e sabores. Transforme este ato em diversão! Essas pequenas mudanças, principalmente no que diz respeito à saúde dos pequenos, em longo prazo podem ajudar bastante no crescimento das crianças. Vamos juntos!