A produção sustentável é aquela que em todas as suas etapas, preza pelo respeito ao meio ambiente e à sociedade, valorizando as pessoas que estão envolvidas na cadeia produtiva e incentivando o consumo consciente. É uma economia do bem – assunto do post de hoje.
Com base nestes princípios, o trabalho é aplicado à moda , ao design e fabricação de outros objetos com uma produção de valor social, sem exploração da mão de obra e com remuneração mais justa. Além disso, os produtos são feitos à mão, valorizando as técnicas ancestrais dos artesãos.
Através deste processo, o processo sustentável agrega conceitos da economia solidária, formando redes de desenvolvimento socioeconômico em localidades que necessitam de investimentos. Isso gera empregos e contribui com mais conhecimento sobre empreendedorismo e possibilidades para gerar renda.
Economia circular e de afeto
Na Asta, as mulheres têm suas vidas transformadas por causa deste trabalho completo e consciente. Pensar no sistema como um todo, colabora para a inclusão de cada uma de forma justa e efetiva. É colocar em prática o termo “Estética com Ética”.
O resultado positivo acontece, porque além de se preocupar com os saberes tradicionais, a Asta atua no empoderamento da mulher artesã e do seu pequeno negócio por meio de treinamentos, formação de redes de produção e criação de canais de venda.
São mais de 1000 artesãs produzindo itens sustentáveis a partir de materiais reaproveitados (2,3 toneladas em 2013 e 797 kg em 2014). São mulheres guerreiras que estão transformando suas realidades e as comunidades onde vivem com seu trabalho e determinação.
Elas se reúnem em 60 grupos produtivos que apoiamos com treinamentos, suporte logístico e fomento às vendas de suas produções. Confira mais um vídeo sobre este trabalho incrível e empoderador, realizado pela rede Asta. Ah, e não se esqueça de conferir os produtos lindíssimos em nossa loja! 😉
Beijos,