Cabelos naturais, quimicamente tratados, lisos, cacheados, fios finos ou grossos, todos têm em comum uma desagradável característica: eles embaraçam! Pensando nisso, hoje a gente te ensina a fazer um leave-in totalmente natural que, além de desembaraçar os fios, trata o couro cabeludo, evitando o aparecimento de caspas, ressecamento e quebra capilar.
Ideal para quem está buscando incorporar alternativas menos agressivas, próprias dos produtos não industrializados, em sua rotina diária.
Leave-in e desembaraçante capilar totalmente natural
Antes de qualquer coisa, não se espante com estes ingredientes! Apesar de não serem muito comuns, são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. A transição para uma rotina mais saudável passa pela descoberta da variedade de ervas, raízes, folhas e tudo mais que a natureza tem para oferecer.
Um bom exemplo disso é a raíz de malvavisco. Já ouviu falar? O malvavisco, conhecido também como marshmellow (Althaea officinalis) é uma erva medicinal da mesma família do hibisco. Suas folhas, flores e raíz são utilizadas para tratar, principalmente, problemas renais e é um poderoso cicatrizante. Rica em mucilagem, quando misturada à água, adquire aspecto viscoso, o que ajuda na hidratação na hora de desembaraçar os fios. Além disso, contém proteína, que ajuda no crescimento do cabelo.
E o olmo vermelho, conhece? Bem, trata-se de outra planta medicinal, com propriedade parecidas com as do malvavisco, utilizada também como complemento alimentar e para problemas estomacais, além de ter altas concentrações de taninos e amido, conferindo hidratação e maciez ao fios.
Adicionando estes ingredientes às propriedades dos nossos já reconhecidos óleos de argan e alecrim, bem como do gel de aloe vera, a famosa babosa, o resultado desta receita é balsâmico! Um verdadeiro carinho para o cabelo. Confira!
Ingredientes:
3 colheres de sopa de raíz de malvavisco
1 colher de sopa de olmo vermelho em pó
1 colher de sopa de gel de aloe vera
1 colher de sopa de óleo de argan
15 gotas de óleo de alecrim
4 xícaras de água
Ferva, em fogo médio, a raíz de malvavisco e o olmo vermelho em pó com as 3 xícaras de água e depois deixe esfriar. Você vai precisar peneirar esse “chá” viscoso e com ajuda de um funil, colocá-lo dentro de um borrifador junto à xícara de água restante.
Feito isto, é só ir adicionando os outros ingredientes e no final sacudir bem o borrifador.
Para aplicar, faça sua rotina normal e utilize esta mistura no lugar do leave-in ou enxague após desembaraçar.
Simples, né?!
Próxima parada: a loja de produtos naturais mais pertinho de casa!
muito bom o artigo
Excelente dicas sobre a candidíase, estava procurando maiores informações e foi aqui no seu blog que encontrei, muito obrigada pelas dicas, vou começar a colocar em prática para começar o meu tratamento.
Obrigada 😉