Decoração zen para inspirar o estilo da sua casa
Moda Consciente

Decoração zen para inspirar o estilo da sua casa

Decoração zen para inspirar o estilo da sua casa

O estilo zen, inspirado na filosofia oriental, procura alcançar a harmonia e o equilíbrio na decoração dos ambientes visando transmitir tranquilidade e paz interior aos seus ocupantes. Apesar de estar ligado ao budismo, o Zen não é uma religião, não é uma filosofia e não deseja impor nada a ninguém. Dessa forma, você não precisa acreditar em nada específico para poder adotar esse estilo. Zen é um estado de espírito, em que se privilegia a nossa consciência a respeito do “aqui” e do “agora”.

O estilo zen está ligado a práticas relacionadas à meditação, paz, tranquilidade e harmonia. Com o passar do tempo, todos esses aspectos foram refletidos também na decoração dos ambientes. A partir de uma decoração ordenada, simples e minimalista, cumpre-se a premissa do “menos é mais”.

Ambientes claros e simples, construídos com materiais e formas que transmitem serenidade compõem o estilo zen. Quanto às cores, as premissas são as mesmas para todos os ambientes: o branco e a gama inteira das cores neutras, beges, ocres e tostados, com detalhes decorativos em tons vermelhos ou verdes secos, sem chamar muito a atenção. Os móveis devem ser poucos e simples, em madeira natural ou vidro, de aspecto leve e moderno e de linhas retas.

Como adotar um estilo zen na decoração da sua casa

Iluminação

A iluminação dos ambientes deve ser sutil e cálida. Deve criar espaços calmos, que convidem à meditação e à contemplação. Opte também por janelas grandes, em que a luz natural seja aproveitada ao máximo.

Decoração

Os artigos de decoração são simples e com poucos elementos, em madeira, pedra ou vidro. Decorações com canas de bambu, pedras e fontes de água, planta e vasos de vidro e enfeites de inspiração budista também são características. O estilo zen é minimalista, mas isso não significa ser frio ou monótono.  Inclusive, uma casa com poucos artefatos facilita a movimentação de pessoas por dentro dela, outra premissa do estilo zen.

Móveis

O estilo zen está centrado nos móveis orientais, logo, são utilizados sofás, mesas e divisórias mais baixas. Porém, a prioridade é que os móveis nunca estejam desorganizados ou desequilibrados, independente se são baixos ou altos. Ademais, eles não podem estar cheios de coisas! A decoração influencia diretamente em nosso sentimento, assim, é preciso que os móveis tenham espaço livre, para que essa tranquilidade também seja transmitida para nós.

Natureza

Coloque um bonsai ou alguma outra planta oriental na sua casa. Assim a sensação de que você está em contato constantemente com o meio ambiente aumenta. Móveis, objetos e fontes feitas com bambu também trazem essa mesma sensação.

 

O mais importante para que se adote o estilo zen na decoração do seu lar é ter sempre em mente a busca pelo “simples”. Além de se preocupar em não criar um olhar confuso ou muito “carregado” no ambiente. Dessa maneira, mesmo após um dia cheio no trabalho, a sensação ao chegar em casa será sempre de paz, harmonia e felicidade!

Poltrona Numerada 02 - Crafta
Poltrona Numerada 02 – Crafta

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?