Dá a Mão à Floresta: ensino e meio ambiente juntos!
Quarta Gloriosa

Dá a Mão à Floresta: ensino e meio ambiente juntos!

Dá a Mão à Floresta: ensino e meio ambiente juntos!
Salve, glorioses. Ainda embebidos na potência transformadora e educativa que foi a Semana do Meio Ambiente da Bemglô, hoje vamos falar sobre o “Dá a Mão à Floresta”, um projeto online que ensina, desde cedo e de maneira muito lúdica, o amor pela natureza!
Há 10 anos no ar, o “Dá a Mão à Floresta” é uma plataforma super completa que nos apresenta ao mundo da Professora Patrícia e seus alunos, personagens de desenho animado que, história a história, passam valiosas lições de educação ambiental.
A iniciativa é da Navigator Company, que tem sede em Portugal e por isso todo o conteúdo em português, ainda que com pequenas variações ao brasileiro mas que nada atrapalham a transmissão de conhecimento.
Para além da série animada, distribuída completa a gratuitamente no Youtube, o projeto desenvolve jogos (online e em papel, para você reproduzir em casa), materiais didáticos, revistas e todo um ambiente virtual para auxiliar as crianças nesse mundo rico da biodiversidade. Em dias de aula online, é uma super dica para divertir e também ensinar.
Na Toca das Curiosidades, a Cientista Cíntia (outra personagem da série) traz na ponta da língua o conhecimento da biologia! Você também pode se deparar com a Abelha Maria e a Apicultora Alice, que juntas falam sobre a importância da preservação das espécies para o equilíbrio do nosso ecossistema.
Outros personagens dessa turma são o Agricultor Agostinho, que ensina sobre a vida no campo; o Jornalista Joca, que tem sempre as informações mais atualizadas; e o Guarda-florestal Gustavo e o Bombeiro Bruno, que são craques em preservação e deixam claro o nosso dever de cuidar das florestas!
Ensinar as crianças não é fácil, principalmente à distância. É preciso muita dedicação e  criatividade e é nessa hora que a turma do “Dá a Mão à Floresta” podem ser ótimos amigos, principalmente na missão que é formar cidadãos conscientes e responsáveis com o meio ambiente.
Como já dizia Paulo Freire, “a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo”. Por isso, se queremos um futuro ecologicamente próspero, é com as crianças que a gente começa.
Para desvendar esse universo verde do “Dá a Mão à Floresta”, acesse aqui!
E se você é professor, o projeto brasileiro Albatroz também lançou uma plataforma online exclusiva de educação ambiental, onde você pode se cadastrar e baixar materiais didáticos para complementar a sua aula! Acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?