Aparecida do Norte, cidade da Padroeira do Brasil
Viajando

Aparecida do Norte, cidade da Padroeira do Brasil

Aparecida do Norte, cidade da Padroeira do Brasil

Conhecida por muitos apenas como Aparecida, a cidade de Aparecida do Norte está localizada no interior do estado de São Paulo, região sudeste do Brasil. Por tratar-se de uma cidade histórica, cheia de energia e com forte caráter religioso, Aparecida está diretamente ligada à imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que deu origem ao intenso turismo religioso local.

O Santuário Nacional Nossa Senhora e suas diversas atividades religiosas, é o principal responsável por atrair a grande quantidade de turistas da cidade. Nos dias de hoje, a basílica é considerada o maior santuário mariano do mundo e o segundo maior templo religioso. Durante as festividades do dia 12 de Outubro (feriado nacional em comemoração à padroeira) o município recebe cerca de 300 mil visitantes!

O que fazer em Aparecida do Norte

Visite o Morro do Cruzeiro

Esse é o ponto turístico onde acontece, todas as sextas-feiras da Quaresma, a tradicional Via Sacra. A rota de peregrinação é uma das maiores de Aparecida do Norte, com 685 metros de altura. O local passou por uma significativa reforma em 1999 para receber visitantes, ganhando piso de asfalto, encostas arborizadas, sinalização pelo trajeto e iluminação.

A linda vista da Passarela da Fé

A passarela, com seus 389 metros de comprimento, liga a Matriz Basílica ao Santuário Nacional. Inaugurada em 1972, trata-se de uma justa homenagem a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Lá você tem uma vista panorâmica sensacional da cidade!

Conheça a Matriz Basílica Nossa Senhora Aparecida

Conhecida como Matriz Velha, a Igreja foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Construída em 1745, é um dos lugares mais visitados de Aparecida e é considerado um símbolo de fé pelos devotos.

O Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida

Segundo maior templo católico do mundo, o santuário recebe cerca de 10 milhões de pessoas todos os anos (perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano). Inaugurado em 1980, se tornou sacro pelo antigo Papa João Paulo II, quando ele visitou o Brasil pela primeira vez. A igreja possui 18 andares e mede, no total, 100 metros.

Por fim, vá ao Museu Nossa Senhora Aparecida

Um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, o museu conta com um acervo de cerca de 3 mil peças, incluindo peças históricas. Inaugurado em 1956, foi benzido pelo Cardeal Motta, primeiro arcebispo da cidade. O local recebe visitas de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 13h30min, sábado de 7 horas às 18 horas, domingo de 7 horas às 18h30min e aos feriados de 8 horas às 16h30min. O preço do ingresso é R$ 6,00 por pessoa.

 

Colar Energia Aberta Bemglô
Colar Energia Aberta Bemglô

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?