Algumas combinações de alimentos são perfeitas para maximizar os benefícios que o organismo pode obter a partir deles. A chamada ‘sinergia alimentar’, nome dado à essa ingestão conjunta de alguns nutrientes, é responsável por uma melhor absorção de substâncias capazes de prevenir ou auxiliar no tratamento de doenças.
Nos post de hoje trazemos algumas dicas de combinações de alimentos funcionais, capazes de melhorar o processo digestivo e aumentar a nossa imunidade.
Alimentos funcionais: quais são eles?
BRÓCOLIS + TOMATE (OU RABANETE)
Quando combinados, esses alimentos são ótimas alternativas para a prevenção contra o câncer. Devido ao alto conteúdo deglicosinolatos – nutrientes provenientes de vegetais, os crucíferos têm ainda antioxidantes que ajudam na defesa imunológica. Para aproveitar melhor as propriedades desses alimentos, a dica é ingeri-los cozido no vapor e, se possível, com um pouco de azeite.
IOGURTE + AMÊNDOAS
Uma vez que possui as chamadas “bactérias do bem”, o iogurte é uma excelente escolha para a melhora da composição da flora intestinal. Ao combinar o iogurte com oleaginosas, como por exemplo as amêndoas, a sensação de saciedade é prorrogada, maior equilíbrio da insulina e auxílio do equilíbrio gástrico. A dica é comer como um lanche da tarde ou até como molho para saladas.
ABACAXI + HORTELÃ
Essa combinação refrescante é ótima para a hidratação e combate aos inchaços. A fruta, que possui muita vitamina A e B, auxilia no retardo do envelhecimento e na digestão. Quando associada à hortelã, que é um ótimo digestivo, ocorre uma maior redução dos gases retidos no organismo e maior liberação dos líquidos retidos.
CARNES COM ALECRIM
Algumas pesquisas sugerem que, ao cozinhar carnes-principalmente de boi- em altas temperaturas, ocorre uma maior formação de substâncias cancerígenas. O uso do Alecrim no preparo das carnes ajuda a diminuir a quantidade dessas toxinas, principalmente por conta dos antioxidantes existentes na planta.
É interessante que, ao montar o cardápio do dia (ou da sua semana), procuremos conhece melhor as fontes alimentares de cada nutriente, pois é bem verdade que nos beneficiaremos de uma combinação funcional.
Até a próxima!
muito bom o seu artigo
Obrigada 😉