A primavera e a distribuição de energia
Vida Saudável

A primavera e a distribuição de energia

A primavera e a distribuição de energia
Caneca Porcelana Receita Submarino de Chocolate
Caneca Porcelana Receita Submarino de Chocolate

Comprar

Dar e não tomar com força.

Recompensar e não punir.

Aceitar tudo o que vier da Criação.

Dentre os conselhos taoistas para esta estação, talvez o principal seja o de iluminar a nossa generosidade. Dar roupas, utensílios e brinquedos que não mais usamos faz parte desta prática. Nos limpa a alma e também o corpo. A cada primavera devemos iluminar a criança que mora na nossa cabeça. A criança, por não ter conceitos pré-formados, não tem preconceitos. A criança encontra-se em formação, ainda não é formatada. É maleável, pouco julga. Rigidez nos músculos e nos pensamentos é próprio de nós adultos, principalmente quando deixamos nossa criança de lado. É bom brincar todos os dias e cada um inventa a sua brincadeira. O fato é que muita obrigação e pouco prazer sempre acabam em mau humor, torcicolo e alguma doença.

Limpar as gavetas e sacudir a poeira estagnada física e simbólica, é importante para que a brisa do que é novo entre por dentro da gente e circule livremente.

Em termos físicos, o órgão a ser tratado é o fígado. Quem mal se cuida na primavera é acometido de “males do fígado”, mau humor e distensões musculares. Isto tudo por “bloqueios energéticos” que nos travam a cabeça e os músculos.
Na medicina chinesa aprendemos que “o fígado rege os tendões” e na prática vemos claramente que após um dia de abuso em alimentos gordurosos e álcool, o corpo e a cabeça ficam pesados e os músculos e se cansam facilmente com menores esforços.

A função energética do fígado é a distribuição de energia e segundo os chineses, e entre os alimentos recomendados destacam-se:

– Brotos vegetais, folhas verdes, berinjela, cenoura, beterraba, batata – baroa, inhame, cenoura, beterraba e arroz integral.
– Entre as frutas frescas: pera, maçã, laranja-lima, tangerina, mamão, pêssego.
– Entre as proteínas animais, as mais indicadas são peito de frango e os peixes.
Chás da primavera: de dente de leão, boldo, camomila, capim cidreira, hortelã.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?