Como reduzir o lixo no carnaval?
Atitude Bemglô

Como reduzir o lixo no carnaval?

Como reduzir o lixo no carnaval?

Muito se fala em redução de danos nesta época do ano, certo? A consciência em meio a folia é muito importante, então como reduzir os danos ambientais que o carnaval causa?

Essa é uma questão que nos chama a atenção aqui na Bemglô, por isso sempre estamos atrás de soluções eficientes. Em média, o Carnaval gera 1.000 toneladas só no estado de São Paulo, sabia? Aumentando a quantidade quando se fala do Brasil todo, sendo que grande parte desse lixo é descartado de maneira incorreta, entupindo bueiros, poluindo rios e mares e deixando a cidade doente. É muito comum, após o feriado, observar nas ruas uma variedade de recipientes de vidro e plástico, latinhas vazias, sacos de gelo e bitucas de cigarro.

Dicas diminuirmos esse problema:

 – Descarte seu lixo no lugar certo. A lixeira tá transbordando? Espere mais um pouco até encontrar uma boa lixeira.

 – Prefira os copos como o da Menos 1 Lixo que evitam o uso de copos plásticos.

 – Vai comprar bebida? Prefira as latinhas de alumínio! Recipientes de vidro podem quebrar e machucar alguém. As latinhas de alumínios podem ser recicladas, o que contribui muito com a limpeza da cidade.

 – Evite o uso de sacolas plásticas. Elas entopem os bueiros e causam aquelas inundações que ninguém gosta e faz mal pra saúde.

 – Sabe aquela barrinha de cereal que salva a nossa vida no meio do bloquinho? Não jogue a embalagem dela no chão, não! Guarda até encontrar uma lixeira para que ela tenha um fim digno que não atrapalhe a vida do planeta. Essa dica se estende a todas as embalagens!!!

 – Em suma: lixo no lixo! Bora?

E agora vamos as dicas base da #Bemglô (aquelas que a gente não se cansa de falar para vocês)

 – Cuidado com os microplásticos na hora de se fantasiar para a festa! Busque as maquiagens veganas sem tóxicos, bioglitter e um bom protetor solar. Isso faz muita diferença para a vida marinha.

 – Você precisa gerar tanto resíduo na produção de uma nova fantasia? Reaproveite, troque com amigues, busque em brechós e use da criatividade. Muita coisa boa nasce sem que a gente precise tirar a mão da consciência para colocar no bolso, sabia? 

 – Beba água, coma bem, vá devagar com o álcool e respeite as mulheres, a comunidade lgbtqia+ e todos ao seu redor. Bora fazer desse carnaval 2023 a festa que a gente precisava para expurgar os anos de violência que o nosso Brasil viveu. Uma nova era de consciência bate à nossa porta. Você vai abrir?

Bom carnaval e se divirtam ao máximo!