Na semana do dia das mães, sempre paro para pensar no quanto sou grata pela minha criação e pelos meus filhos que são lindos e talentosos. Hoje quero contar um pouquinho para vocês sobre a experiência incrível da maternidade.
Maternidade e amor
Quando eu era mais nova, me recordo que minha mãe criticava datas comerciais e tentava sempre se impor contra a “obrigação” do estar com a mãe e dar presente. A verdade é que ela preferia a parte real da vida, o sentimento que ficava após os aprendizados do dia a dia, os almoços à mesa e as longas conversas.
Comemorávamos o dia das mães e outras datas, mas sempre com esta ressalva dela, que preferia o simples, o verdadeiro, o que não precisava alguém lembrar.
Eu não me oponho às datas comerciais e acho que elas nos “salvam” dessa rotina louca, sabe? Mas tento passar o ensinamento dela: valorizar o sentimento verdadeiro, que aparece ali no meio da rotina, sem floreios. Hoje, passo isso para os meus filhos e sempre sou surpreendida com carinhos e palavras lindas e inesperadas em qualquer dia do ano. Sinto que a essência foi passada e vejo minha mãe em mim e na minha relação com a família.
Depois de quatro filhos, tenho cada vez mais certeza de que a relação aberta é o melhor caminho a ser seguido. Parece difícil no começo e faz a gente sair de um lugar mais cômodo, mas depois vira hábito e os pequenos sempre saberão que podem recorrer à mãe deles quando precisarem, seja lá qual for o problema. Não existem assuntos proibidos lá em casa, nós falamos de tudo mesmo e considero essa uma escolha feliz para uma mãe.
Se você é mãe como eu, sabe muito bem que descobrimos as nossas maiores fraquezas neste momento, mas também sentimos o maior amor do mundo. ♥
Desejo a você um domingo maravilhoso e uma relação cheia de amor e cumplicidade com seus filhos.
FELIZ DIA DAS MÃES, GLORIOSAS!
Beijos,
Gloria.