No pequeno município de Vera Cruz, na Bahia, com seus pouco mais de 40 mil habitantes, uma instituição tem feito um exemplar trabalho de educação ambiental e preservação da costa brasileira. A Organização da Sociedade Civil Pró-Mar foi criada em dezembro de 1999 e há 20 anos na Baía de Todos-os-Santos, tendo como sede a ilha de Itaparica.
“Fruto de um pensamento estratégico cada vez mais consolidado ao longo dos anos, a PRÓ-MAR vem se reinventando, com o foco voltado, especialmente, para a conservação de importantes ecossistemas, a exemplo dos recifes de coral. Para isso acontecer, nossas principais ferramentas são as pesquisas e educação ambiental, utilizadas para informar, sensibilizar e conscientizar a população local e os visitantes da ilha para a importância da sustentabilidade deste ecossistema.”
A Pró-Mar atua em diversas frentes: preservação, educação, geração de renda e desenvolvimento sustentável. Para isso, desenvolve diferentes projetos em parceria tanto com a sociedade civil como a esfera pública e também privada. Com esse apoio, conta com três espaços. No bairro de Conceição acontecem as atividades educativas e trilhas ecológicas, no Clube Med. Em Mar Grande, ficam os escritórios e setor administrativo, e também um salão de treinamentos. Já na Marina de Itaparica ocorrem as atividades de mergulho.
É com esse suporte e estrutura que em duas décadas a Pró-Mar já levou oficinas, exposições fotográficas e atividades culturais envolvendo educação ambiental às escolas, com o projeto Pró-Mar Vai à Escola, que nasceu em 2000. Também deu vida ao projeto Turma do Mar, capacitando jovens no curso de navegação e manejo de embarcação. Também esteve à frente de atividades de capacitação em pesca responsável (Projeto Pescador Ecológico); além de mutirões de limpeza, preservação de mangues e corais, monitoramento de recifes e roteiros de mergulhos ecológicos.
Projeto Maré-Cheia
Hoje, a Pró-Mar tem como um de seus pilares o Projeto Maré-Cheia, que dinamiza as ações e responsabilidades necessárias para a preservação dos corais e de toda a Baía de Todos-os-Santos. O projeto, que mescla ensino com inclusão social, divide-se em três eixos:
- Inclusão Social de Pescadores
“As ações deste eixo do projeto estão orientadas para a inclusão social de pescadores, marisqueiras e/ou seus familiares de comunidades da BTS e adjacências, através da sua inserção nas atividades científicas de campo dos demais projetos do Programa BTS.”
- Educação Ambiental
“Neste eixo, serão promovidas ações de Educação Ambiental, como movimento de ação transformadora, reflexão e construção coletiva, tendo o propósito de tratar temas gerais sobre as questões ambientais da região da BTS e Ilha de Boipeba, difundindo informações sobre o Coral Sol na área de abrangência deste subprojeto.”
- Inclusão Social de comunidades tradicionais
“O intuito deste eixo é de realizar a capacitação para a formação de condutores ambientais, bem como fomentar a estruturação de uma iniciativa de ecoturismo pautado no modelo de base comunitária nas ilhas de Boipeba e Itaparica.”
Em visita a escolas em diferentes pontos da região, o projeto monta uma Tenta Ambiental, onde são realizadas exposições e jogos educativos. A ação intinerante passa por diferentes pontos da cidade, levando a importância da proteção à ilha. Já o curso de Condutor Ambiental foca na formação em ecoturismo e tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); incluindo o estudo de interpretação, execução de roteiros, envolvimento comunitário com escuta a grupos e iconografia.
O curso de Mergulho Livre tem seis horas de aulas teóricas, quatro horas em piscina e duas horas em águas abertas; o foco é a capacitação para as comunidades das ilhas da região, incluindo pescadores, marisqueiras e familiares. Outra formação oferecida pelo Pró-Mar é o Curso de Atualização em Educação Ambiental, voltado para os coordenadores, professores e estudantes universitários do município.
“O curso teve como objetivo demonstrar aos participantes que é possível mudar conceitos, desenvolver um trabalho de sensibilização e contribuir para a conscientização das novas gerações, adotando uma nova metodologia que reflita suas práticas no cotidiano, direcionando para a compreensão da realidade e propondo soluções para os problemas ambientais existentes.“
Eco Ilha – Semana de Sustentabilidade, Ecodesenvolvimento e cultura Pró-Mar, reunindo todas essas atividades em palestras, oficinas, simpósios e stands de divulgação.
Se você ficou interessado em algumas dessas atividades, entre em contato por meio do site oficial. É nele também onde você se informa sobre os roteiros ecológicos e as pesquisas desenvolvidas pela organização.