Inaugurado em março de 2013, o Museu de Arte do Rio (MAR) é fruto de um enorme processo de revitalização pelo qual passou o centro da capital carioca, que levou à zona portuária diversos pontos de cultura. A Escola do Olhar é a iniciativa responsável por criar ponte entre a arte que circula no museu e a comunidade, organizando diversos cursos, atividades culturais e parcerias com escolas e universidades. A Escola funciona em simultâneo ao Museu, e faz uso dos espaços e exposições para pensar a educação, ensino, história, arte, e promover um intercâmbio entre todas essas áreas.
O fundamento da Escola do Olhar
O Museu de Arte do Rio reside na Praça Mauá, coração do porto do Rio de Janeiro onde 5 anos atrás era uma zona degradada e de difícil acesso. Por muitos anos, foi uma área evitada por grande parte da cidade, até que um projeto gigantesco em parceria com a prefeitura, governo estadual e federal passou a reestruturar toda a região. Hoje, a praça Mauá acolhe não só o MAR como também o Museu do Amanhã, outro expoente da arte e da ciência no Rio de Janeiro.
Como parte de um processo de revitalização não só estrutural, mas também cultural, que ainda ocorre no centro, a Escola do Olhar é uma importante iniciativa do Museu de Arte para se fazer circular o trabalho que se produz dentro do museu e estimular a comunidade a estarem cada vez mais presentes nesses pontos de cultura. A Escola do Olhar se define como uma escola que tem um museu, ao mesmo tempo que um museu que tem uma escola.
“O MAR, por meio de sua Escola do Olhar, desempenha sua função primeira que é a educação. A Escola do Olhar é um espaço de formação continuada que se propõe estimular e disseminar a sensibilidade e o conhecimento. Compreendendo a educação como campo aberto a diferentes estímulos, a Escola do Olhar apresenta, em seu escopo, atividades que se relacionam com os eixos do ensino formal, direcionados a professores e educadores em todo arco da educação – da infantil à pós-graduação. Da mesma forma, busca se integrar a rotinas e desafios de um processo educativo que aconteça também para além dos muros da escola, tendo sempre como mote a arte e a cultura visual.” (Informação do portal da instituição).
Como participar da Escola do Olhar
A Escola do Olhar amplia os horizontes do Museu de Arte do Rio com uma série de cursos, workshops, seminários e programas especiais de visitas e aos finais de semana. Os cursos se dividem em duas modalidades: curta duração (carga horária de 3 a 15 horas) e média duração (de 16 a 45 horas). Alguns projetos fixos da Escola são: Formação com Professores, Mediadores, História da Arte e do Rio, curso de Curadoria e também Educação Infantil.
No curso de Formação com Professores, os educadores do MAR se encontram para investigar as exposições em cartaz para pensar como a arte pode acontecer na escola. Cada vez a partir de um novo tema. Já a Formação de Mediadores foca em estudantes e profissionais interessados no campo da educação em museus; aborda modos de fazer, saber e relacionar a arte com os processos de aprendizagem. Nessa modalidade, pensa-se como a educação pode acontecer no museu.
O curso de História da Arte desenvolve conceitos, processos e movimentos artísticos de diferentes momentos da história da arte brasileira e internacional, com aulas ministradas por importantes pesquisadores brasileiros. Já História do Rio propõe resgatar o passado carioca com o auxílio de diversas especialistas de diferentes instituições, tendências e idades. O objetivo é oferecer um olhar amplo e contemporâneo sobre a história da cidade.
O Curso de Educação Infantil é voltado para educadores “interessados em refletir sobre as relações crianças-museus-educação e desenvolver estratégias para a exploração do MAR, e outros museus, com crianças que tenham menos de 6 anos de idade”. Enquanto o curso de Curadoria é voltado a compreender a prática da curadoria contemporânea. Para isso o programa se divide em dois: o Curso de Introdução e o projeto Conversa com Curadores. Enquanto as conversas se desenvolvem em uma série de palestras e encontros de trabalhos com profissionais convidados, o Curso de Introdução experimenta a prática curatorial a partir de conceitos e práticas sobre o circuito da arte no Brasil e as especificidades do trabalho no país.
Visite o MAR e a Escola do Olhar
No portal do Museu de Arte do Rio, jé possível conhecer a extensa programação preparada já para o início de 2019, dentre elas as exposições assim como projetos educacionais da Escola. Confira a programação aqui. O Museu fica na Praça Mauá, número 5, centro do Rio. Escolas, universidades, organizações e grupos diversos ainda podem participar do projeto de visitas educativas, com guia, debates e atividades interativas sobre as exposições. Basta escolher entre 4 eixos temáticos propostos pela Escola do Olhar.
“Práticas artísticas contemporâneas”, que debate as diferentes linguagens da arte; “Meu corpo no museu”, que reflete a sociedade e as relações coletivas com o espaço; “Guardar para lembrar”, que pensa as relações de memória e construção de identidades a partir do patrimônio; e “Veja o Rio de Janeiro”, visita que propõe o diálogo sobre os diferentes olhares e percursos sobre o Rio de Janeiro, com os diferentes aspectos da cidade e do imaginário carioca.
O MAR funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$20 com meia entrada a R$10 para estudantes, pessoas com deficiência, acompanhantes, moradores da cidade do Rio de Janeiro e jovens com até 21 anos. Às terças-feiras, o acesso é gratuito para todos. Mais informações pelo telefone: (21) 3031 2741.