Nossos corpos foram construídos para se desintoxicarem por conta própria. Mesmo assim, especialistas acreditam que eles simplesmente não conseguem acompanhar as toxinas a que estamos expostos todos os dias, seja em nossa comida, em nossos produtos para cuidados pessoais ou em nossos produtos de limpeza. E como nessa época do ano temos tantas festividades e comidas deliciosas, vale a pena apostar em um detox de fim de ano, para podermos nos livrar dos exageros e limpar o organismo.
E não se engane, fazer um detox de fim de ano não é algo tão difícil assim! Existem receitas super simples que podemos fazer em pouco tempo, e sem você precisar “passar fome” como algumas pessoas acreditam. Até porque, o segredo de um bom detox não é passar fome, e sim optar por comidas menos pesadas, com ingredientes que combatem a retenção de líquidos.
Alguns desses componentes são as fibras, importantes na alimentação porque aceleram a passagem dos produtos residuais do organismo, absorvem substâncias perigosas e mantêm o tubo digestivo saudável. Além disso, alimentos ricos em água e proteínas também ajudam nosso corpo a ficar nutrido e também a expelir as toxinas ruins.
Por isso, separamos algumas dicas para as principais refeições do dia, ajudando a limpar o organismo sem sofrimentos. Confira!
Guia do detox de fim de ano
Café da Manhã
Os smoothies são opções geniais para o café da manhã. Eles reúnem todos os nutrientes em um pacote fácil de fazer, além de ser fácil de transportar – especialmente durante a desintoxicação. Além disso, por serem geladinhos, são perfeitos para o verão!
Opção 1:
1 maçã verde
1 banana
1 copo de água de coco
4 folhas de espinafre
1 talo de salsão
Suco de meio limão
Sementes de chia à vontade.
Opção 2:
2 colheres de sopa de óleo de coco
1/2 manga Palmer, a variedade mais comum no Brasil
1 colher de sopa de chia – deixe de molho por alguns minutos antes de usar
2 colheres de polpa de maracujá
1 copo de água de coco.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme, depois adicione algumas pedras de gelo e bata mais um pouquinho pra ficar bem gelado. Depois é só aproveitar!
Almoço
As saladas são sempre as maiores aliadas quando queremos fazer um detox. O problema é saber combiná-las, especialmente se você estiver na rua e não puder levar com você o seu almoço. Para ajudar, separamos essas dicas: comece com uma base, como alface, repolho ou a rúcula. Adicione 2-3 vegetais e proteínas e termine com alguns extras para aprimorar os sabores que você tem. Sugerimos que fuja dos molhos pré-prontos (que são geralmente cheios de açúcar) e opte por um fio de azeite e suco de limão fresco, ou vinagre balsâmico em seu lugar.
Algumas combinações:
1: Alface romana, ervilhas, cenouras, pepino, frango, cebolinha e coentro.
2: Repolho, nabos, rabanete, abacate, feijões pretos, cebola vermelha e coentro.
3: Rúcula, alcachofra, feijão verde, atum (pode ser o enlatado, se for em água) e cebolinha.
Jantar
As receitas abaixo são mais rápidas (e muito mais deliciosas) do que pedir comida – acredite. Compre quinoa cozida e arroz integral e prepare as seções de comida para economizar tempo e certifique-se de que você não está com pouco tempero na despensa, como azeite de oliva, óleo de gergelim e tamari.
Opção 1:
“Arroz” de Quinoa
Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira em fogo médio. Adicione 1 copo de quinoa e cozinhe por 2 minutos. Adicione meio copo de ervilhas e cenouras picadas e cozinhe por mais 2 minutos. Faça um buraco no centro, adicione 1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado e quebre um ovo, mexendo com uma espátula para misturar. Adicione cebolinha, óleo de gergelim e tamari, misture para combinar tudo e sirva.
Opção 2:
Frango no curry
Aqueça um pouco de óleo de coco em uma panela em fogo médio. Adicione curry e refogue por 30 segundos. Adicione 1 lata de leite de coco e leve ao fogo brando. Adicione couve-flor, abóbora e peito de frango em fatias finas. Cozinhe por 5 minutos ou até que o frango e os legumes estejam cozidos. Tempere a gosto com sal e sirva com arroz integral com sementes de gergelim pretas salpicadas por cima.
Opção 3:
Macarrão de Arroz Integral com Linguiça de Peru e Acelga
Aqueça 1 colher de sopa de azeite de oliva em uma frigideira em fogo médio alto. Adicione a salsicha de peru amassada e cozinhe até dourar. Acrescente uns dentes de alho fatiados e flocos de pimenta e cozinhe mais 1 minuto. Adicione uma acelga e refogue por 1-2 minutos, ou até a acelga murchar. Acrescente macarrão de arroz integral já cozido à panela e misture todos os ingredientes (adicionando um pouco de água para não deixar grudar no fundo). Tempere a gosto com sal e pimenta e sirva com um pouco mais de azeite de oliva sobre o topo.
É importante também aderir algumas regrinhas durante o seu detox de fim de ano. Por exemplo, nada de cafeína, álcool, glúten, açúcar adicionado, óleos processados e manteigas (por exemplo, margarina), óleos vegetais (por exemplo, canola e milho), carne vermelha, soja e laticínios. Tudo isso acaba “inchando” o nosso corpo e atrapalha o metabolismo. Além disso, beba bastante água e não pule refeições!
Você pode fazer este detox de fim de ano por no máximo 3 dias. Lembrando que é sempre recomendável conferir com um médico antes para saber se estas opções se adequam a você. Se sim, não tenha medo de experimentar nas receitas! Crie as suas próprias e depois compartilhe conosco! ?