Enfim chegou aquele momento em que fazemos o balanço de fim de ano. Nessa época, o espírito da solidariedade faz aflorar nossa compaixão, nos faz desejar noites de luz, envolvendo o planeta Terra. Um gesto pode transformar tudo. Cada um de nós é capaz de somar ao dia e à realidade de muita gente com um sorriso ou simplesmente ouvindo as dores de alguém . “Fazer o bem sem olhar a quem” e sem pensar em retorno para si, que não seja a alegria genuína de doar.
Solidariedade- O próximo como objetivo
Vemos muitos exemplos, todos os dias, de pessoas que encontram objetos pessoais e os devolvem aos seus donos; que resgatam animais em situações de perigo; que ajudam moradores de rua ou trabalham pela proteção de recursos naturais ou aos animais. As mudanças necessárias na sociedade começam dentro de nós.
A solidariedade é uma união de simpatias e cooperação. Ela não envolve, necessariamente, doações financeiras ou de materiais, mas se revela em gestos que tenham o próximo como principal objetivo. Basicamente, através da solidariedade nos tornamos os agentes das mudanças e transformações que desejamos ver materializadas, especialmente ao final de cada ano, mas não somente nessa data.
Tanto é que podemos observar uma boa quantidade de prêmios, que têm como objetivo valorizar a solidariedade, reconhecendo o trabalho de pessoas que se preocupam e atuam como voluntários, com os mais necessitados, nos serviços públicos e com o meio ambiente. Valorizando essas ações, nos reconhecemos e nos fortalecemos em algo de muito valor: a própria vida.
Por último mas não menos importante, há a doação de órgãos, que é crucial para uma vida. Saber que, além de salvar aquela vida que estava em suspenso enquanto aguardava um transplante, a energia da pessoa que já se foi continuará vibrante, fluindo e prosperando é um grande gesto de amor. Todos podemos doar!
Abaixo apresento uma ONG que tem como principal objetivo prevenir o suicídio, fazendo um trabalho pessoal e próximo, ouvindo os relutantes apelos de quem já não encontra horizontes para a própria vida.
Procure conhecer atividades e práticas solidárias. Você encontrará uma certinha para o jeito do seu coração.
Nos vemos semana que vem! Até lá!
Beijos,