Algumas atividades praticadas dentro d’água são de exercícios de relaxamento e alongamento que promovem melhorias no corpo, além de permitir que seus praticantes tenham uma qualidade de sono melhor. Existe uma atividade que vem conquistando mais e mais adeptos com o passar do tempo que é derivada dessa descrição: o Watsu- abreviação das palavras water (em inglês, “água”) e shiatsu. O “shiatsu dentro d´água”.
O watsu, como o nome já sugere, é uma terapia alternativa que faz um trabalho corporal dentro da água. Além da aplicação da técnica de pressão dos pontos vitais- a mesma do Shiatsu- ela conta com os benefícios terapêuticos da água aquecida. Normalmente, os movimentos são feitos em uma piscina aquecida.
A pessoa flutua com o rosto fora d’água e, sustentada pelo instrutor, experimenta um relaxamento total de inúmeros efeitos terapêuticos.
O watsu tem se mostrado altamente eficiente no quesito relaxamento. A água funciona como veículo para aliviar tensões e tonificar a musculatura, restaurando e renovando o corpo e o espírito. Isso, consequentemente, auxilia muito as pessoas a controlar problemas como ansiedade e estresse. É uma terapia que faz as pessoas relaxarem por completo.
Atualmente, as atividades aquáticas com fins terapêuticos são utilizadas das mais diversas formas. Afinal, a água é um excelente canal para a cura!
Como o watsu influencia no desestresse
A sensação de pratricar o watsu é a de estar flutuando. O corpo submerso na água aquecida ajuda a aquietar a mente e fazem as tensões físicas, aos poucos, irem embora.
Porém, em primeira instância, isso não acontecerá assim tão rápido. Ao entrar na piscina e deixar os movimentos do seu corpo serem guiados pelo profissional, você pode ser acometida por uma estranha sensação: a dificuldade de desligar do mundo lá fora.
O dia de trabalho, tarefas a serem cumpridas, notícias das últimas horas… tudo isso pode ser um obstáculo durante as primeiras sessões. Mas a terapia requer entrega. Por isso, entenda no seu próprio tempo que você precisará intensificar os esforços para resgatar a mente meditativa e deixar o corpo relaxado para melhor usufruir da sessão.
Sem essa desconexão, dificilmente você sentirá todos os benefícios da terapia. Feche os olhos e confie nos movimentos executados levemente dentro da água. Fique tranquila, você não irá se afogar nem será surpreendida com posições doloridas ou desconfortáveis. Pelo contrário, a proximidade com o profissional transmite uma sensação de confiança, leveza e bem-estar que permanecem com você mesmo horas após você sair da piscina! Saber cuidar de si mesmo é o primeiro passo para melhorar o seu bem-estar!