Não tem nada melhor do que fazer a decoração do “nosso cantinho” e ir deixando ele cada vez mais confortável e aconchegante. A questão é que quando temos crianças em casa, precisamos adaptar algumas coisas para deixar o ambiente menos perigoso e cheio de bagunça.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você deixar a casa estilosa e ao mesmo tempo funcional. Ah, e aproveite para fazer essa reorganização com os pequenos junto!
Decoração com os filhos
Além do fator segurança e praticidade, é preciso também levar em consideração a personalidade de cada criança. Algumas são mais quietas e outras mais ativas. De uma forma geral, antes de mais nada é preciso pensar em móveis sem quinas, áreas de circulação amplas e pisos que facilitem a limpeza. Além disso, anote nossas dicas para facilitar a vida:
Espaço
A circulação da casa não pode ser muito estreita, por isso não encha o espaço com móveis e evite tapetes que escorregam com facilidade.
Móveis
Quando for escolher os móveis, dê preferência aos mobiliários multiusos, como sofás baú e nichos, que facilitam na hora de guardar objetos. Os móveis da casa devem ter altura padrão, mas os do quarto da criança devem ser de acordo com seu temanho.
Paredes
Evite texturas nas paredes, tanto internas quanto externas. Isso vai evitar que a criança se machuque ao passar por elas correndo.
Pisos escorregadios
Em áreas que ficam sempre molhadas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, aposte em pisos antiderrapantes.
Janelas
É de extrema importância colocar redes de proteção nas janelas. Opte pelas cores preta e marrom, que são melhores que as brancas, tanto pela visibilidade quanto pelo aspecto de sujo quando ficam encardidas.
Sofá
O sofá é um dos móveis preferidos da garotada quando o assunto é brincar. Escolha sofás com tecidos especiais, que facilitam a limpeza. Esqueça os de aparência plastificada e prefira as opções de veludo, atoalhados e de camurça com tratamento especial usado na indústria náutica.