Quando olhamos para o mundo da moda, percebemos as poucas opções de profissão no mercado. Além disso, existe uma padronização na forma de pensar, o que acaba limitando de certa forma outras possibilidades. Porém, com a necessidade da preocupação com sustentabilidade, dentre outros, é provável que algumas profissões surjam em um futuro próximo.
Hoje a gente te mostra cinco delas e explica por que elas podem mudar muita coisa neste universo.
Profissões de moda que estão por vir
Engenheiro de impressão 3D
A impressão 3D veio para ficar e além de ser uma forma de variar a maneira como uma roupa é produzida, ela também é uma porta de entrada para novos designers. Isso porque esse tipo de impressão torna todo o processo mais rápido, fácil e barato, e até as grandes marcas, como Chanel e Iris Van Herpen já começaram a usar essa tecnologia para a criação de roupas.
Psicólogo de Consumo
Existem muitas teorias que explicam as tendências de moda e o porquê as pessoas escolhem seu estilo de roupa. Portanto, não é uma surpresa que surja dentro da área da psicologia, uma vertente da moda.
Pesquisador e desenvolvedor de tecidos
Ainda na onda das novas tecnologias, marcas como a Nike e a Adidas (que desenvolveu um tecido feito com plástico retirado do oceano) estão constantemente desenvolvendo e procurando por novos tecidos para melhorar a performance dos atletas. Esses tecidos são a matéria prima da moda, por isso é apenas natural que exista uma profissão focada em buscar novas fontes de matéria-prima e estudar como a tecnologia está afetando esses tecidos.
Expert em sustentabilidade
A busca por uma forma de produção e venda mais sustentável tem marcado a moda ultimamente, o que é muito bacana, já que este segmento gera muitos perigos para o mundo. O objetivo deste profissional é estudar o processo de produção da marca e entender onde podem ser feitos ajustes tornando a marca sustentável, evitando desperdícios.
Personal Stylist para todos
No passado, só quem tinha personal stylist eram celebridades. Hoje em dia, com o surgimento do e-commerce, o ato de comprar tem se tornado mais humano e está cada mais acessível para consumidores online.
Até a próxima!
Otimo artigo, muito bem elaborado, vou passar a seguir o site. Obrigada!!!
Obrigada 😉