A indústria de cuidados pessoais está efetivamente desregulada – a última peça de regulamentação (uma única página) – foi aprovada em 1938 – o que significa que as empresas são essencialmente livres para fazer o que quiserem, sem supervisão governamental, embalando produtos que usamos a cada dia (máscara, produtos de rosto, shampoo, etc) com ingredientes tóxicos, incluindo carcinógenos conhecidos e disruptores endócrinos. Por isso a importância de haver na sua rotina um momento para o detox de beleza.
Por serem livres, as empresas podem usar qualquer adjetivos que eles gostariam quando se trata de marketing e de “greenwash” ( algo como “pintar de verde”) seus produtos – “natural”, “verde”, “eco”, são adjetivos que literalmente não tem definição exigível. Em outras palavras, o que é promovido no rótulo de forma alguma precisa corresponder ao que está na etiqueta do ingrediente na parte de trás.
Isso não significa que você precise aposentar toda a sua nécessaire de produtos que você já ama. Você pode investir em produtos orgânicos, feitos com matérias primas naturais, para usar no dia a dia. Deixe os produtos não orgânicos para as ocasiões especiais. Isso já resultará em uma aparência mais jovem e também em uma saúde melhor, com o organismo desintoxicado.
É interessante também ingerir aminoácidos e vitaminas (como Complexo B, Vitaminas E, D e C e glutamina, por exemplo) que ajudam no processo de detox, já que alguns produtos impregnam por meses no organismo, exigindo um detox completo.
De maneira ideal, a sugestão é que se fique uma semana sem usar maquiagem, uma vez que isso pode ajudar a diminuir o aparecimento de espinhas e de erupções cutâneas, provocadas por alergias provenientes do uso dos produtos de beleza.
Se você não consegue passar tanto tempo sem se produzir, o ideal seria ficar ao menos dois dias sem produtos de beleza no rosto (exceção de filtro solar e hidratante), para fazer o teste e verificar se sua pele vai responder de forma positiva ao seu detox de beleza.
Vale lembrar que a medida que abandonamos ou reduzimos o uso desses produtos, estamos ainda contribuindo com o meio ambiente. Quando as empresas compram matérias-primas de origem certificada, usam embalagens recicláveis e controlam a emissão de poluentes, já estão engajadas na luta por um planeta melhor. Logo, a sua parte é se certificar de que os produtos que entram na sua casa buscam uma prática sustentável, assim como você.
DIY: máscara antioxidante para o seu detox de beleza
Os alimentos naturais possuem elementos que realizam funções no organismo muito mais completas que os artificiais. Conjugar a ingestão desses alimentos à utilização de produtos cosméticos elaborados com seus princípios ativos é uma maneira de potencializar os tratamentos.
Por exemplo, o morango contém fenóis, vitamina C, folato e os flavonóides quercetina e kaempferol, propriedades antienvelhecimento. Uma máscara feita de morango com framboesa e beterraba durante seu período de detox de beleza é um potente antioxidante para a sua pele.
Bata no liquidificador um pedaço de beterraba, dois morangos e uma framboesa, acrescentando água se necessário. Aplique como uma máscara no rosto e deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar. A máscara é rica em vitamina C e K, poderosos antioxidantes.
Enquanto o que colocamos em nossa pele é absolutamente importante, também sabemos que a beleza começa a partir de dentro. O batom vermelho pode ser o toque final da sua produção, mas lembre-se que como olhamos (e nos sentimos) em grande parte depende da nossa dieta e saúde, o que colocamos em nossos corpos e como interagimos com o mundo!
Obrigado pelas informações fornecidas no site. Continue assim postando conteudo de qualidade
Obrigada 😉
ÓTIMO o artigo, muito bom! Sanou todas as minhas dúvidas, muito obrigada pelas dicas!
Obrigada 🙂
Amooo Detox! Obrigada por compartilhar as dicas! Bjos!
Obrigada 🙂